Um novo ano se aproxima e, com ele, vem também o planejamento e a criação de metas. Com isso, a organização financeira entra nos planos de 2025 de muitas pessoas. Saber como evitar gastos desnecessários é uma das maneiras de garantir mais economia e controle do dinheiro, começando um ano novo com o pé direito.
Segundo a pesquisa Radar Febraban, realizada pela Febraban em parceria com o Ipespe entre junho e julho de 2024, 46% dos brasileiros acham que o país melhorou em relação a 2023. Ainda, 55% acreditam em melhorias para o restante do ano. A inflação é uma preocupação para 73% dos entrevistados, que notaram alta nos preços. Em relação à vida pessoal, 39% consideram que estão melhores do que no ano passado, e 67% esperam melhorias até o fim de 2024.
A pesquisa ainda aponta que 59% dos brasileiros preveem aumento na inflação e no custo de vida, assim como nas dívidas. Além disso, 58% acreditam que os impostos subirão, e 50% esperam alta na taxa de juros. Quanto às prioridades de investimento, 53% focariam em moradia, 46% em poupança e 12% na educação familiar, seguidos por viagens e compras de bens como carros e eletrônicos.
Mesmo com uma visão positiva ainda em 2024, economizar em coisas simples e cortar gastos desnecessários é necessário. Uma maneira de promover equilíbrio na organização financeira. E como economizar é a lei para muitos, veja abaixo uma lista de despesas que podem ser cortadas, ajudando, assim, a evitar do desperdício de dinheiro.
Crédito: Roman Samborskyi/Shutterstock
Gastos desnecessários para evitar agora e para o próximo ano
Antes de cortar os gastos desnecessário, é preciso entender quais são as prioridades financeiras. Para isso, uma planilha de organização ou mesmo um caderno de notas já são o suficiente. Mas não basta apenas anotar os gastos. Eles devem ser analisados para que se entenda esse impacto no orçamento mensal.
Após realizar o levantamento, será possível notar, com facilidade, os gastos desnecessários que podem ser cortados ou diminuídos. Veja abaixo uma lista de sugestões:
Compras de mercado
Comprar itens de mercado sem um planejamento prévio, além de gerar mais gastos, ainda pode prejudicar a organização da dispensa. Isso porque, sem uma lista, produtos desnecessários podem ser adquiridos, enquanto os necessários são facilmente esquecidos.
Se mesmo com muitas idas ao mercado, ainda faltam produtos em casa, pode ser um sinal de que não há um controle dessa despesa doméstica. Para solucionar esse problema, faça uma lista de compras, tenha um controle mensal de gasto com mercado e planeje datas fixas para realizar a compra.
Assinatura de canais de televisão e streaming
Muitas pessoas se levam pela promoção daquele canal de TV ou streaming, mas acabam nem acompanhando as programações. O que muitos esquecem é que, após certo período de uso, começam os ajustes de valores e o preço da assinatura fica mais caro.
Caso você tenha assinatura de canais, avalie se realmente faz uso dessas plataformas e repense. Esse gasto vale a pena?
Aproveite e faça uma varredura no seu cartão de crédito para identificar quais assinaturas possui e o valor do aumento ao longo dos meses. Assim ficará mais fácil enxergar os gastos e identificar o que pode ser cortado.
Compras na internet
As compras por impulso costumam ser grandes inimigas da economia. Isso porque a falta de controle desse tipo de gasto faz com que ele, muitas vezes, nem entre no planejamento de consumo.
Mesmo que comprar pela internet represente muito conforto, é preciso ter cuidado com excessos. Além disso, listas de compras não devem ser usadas apenas para o mercado. Elas são necessárias para todo os gastos.
Meios de transporte
A facilidade do transporte de carro particular via aplicativo pode ser um fator que atrapalha o orçamento de muitas pessoas. Ao colocar o cartão de crédito como forma de pagamento, uma grande surpresa pode aparecer na fatura do mês seguinte.
É preciso ter atenção aos excessos e priorizar a necessidade da contratação desse serviço.
Cartão de crédito
A própria facilidade do cartão de crédito pode gerar gastos desnecessários. Sempre usar o crédito sem uma determinação de limite mensal de gastos, pode provocar um susto após ver a fatura.
Por isso, ter em mente um valor determinado para gastar no cartão pode solucionar o alto custo das contas no crédito.
Contas de energia elétrica e de água
Esse tipo de gasto é recorrente e fundamental para o bom funcionamento do lar. Contudo, ao aplicar algumas práticas de economia, é possível reduzir drasticamente o valor. Para a conta de energia, o uso da lâmpada de LED ou um controle de uso de eletrodomésticos, por exemplo, são formas de economizar.
Confira outras dicas para reduzir o impacto das contas domésticas.
Consumo fora de casa
O lazer também é uma prática que deve estar presente na construção da Longevidade Financeira. Mas você controla os seus gastos quando sai de casa?
Assim como em outros tipos de planejamento, ter listas e manter um limite são maneiras de reduzir os gastos desnecessário.
Quando sair de casa para lazer ou entretenimento, mantenha um valor de consumo em mente e procure não ultrapassá-lo. Se necessário, saia apenas com o dinheiro que determinou para gastar e sem levar o cartão de crédito. Dessa forma será mais fácil manter o controle.
Se você tem dúvidas de como controlar os seus gastos, baixe a Planilha de Planejamento Financeiro. Veja como cuidar do seu dinheiro pode ser mais fácil do que imagina.
Planilha de Planejamento Financeiro
Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!
Leia também:
4 serviços gratuitos que você provavelmente ainda gasta dinheiro com eles
Economia Circular: como esse conceito pode ajudar no seu controle financeiro?
Controle de gastos: conheça 5 apps que são uma verdadeira mão na roda