Um novo ano se aproxima e, com ele, vem também o planejamento e a criação de metas. Com isso, a organização financeira entra nos planos de 2023 de muitas pessoas. Saber como evitar gastos desnecessários é uma das maneiras de garantir mais economia e controle do dinheiro, começando um ano novo com o pé direito.

Segunda uma pesquisa realizada pelo Observatório Febraban, 56% dos brasileiros acreditam que estarão menos endividados no próximo ano. Enquanto isso, 28% pensam que o nível de endividamento em 2023 permanecerá o mesmo que em 2022.

Quando o assunto é o cenário econômico pós-pandemia, a percepção de recuperação das finanças é positiva. Contudo, o público acima de 45 anos ainda enfrenta problemas. O levantamento identificou que entre o público de 18 a 24 anos, 66% dos entrevistados têm uma boa percepção de recuperação. Essa visão cai para 53% na faixa de 45 a 59 anos, e é apenas de 55% entre os que têm 60 anos ou mais.

O cenário mostra que pessoas acima de 45 anos ainda passam por dificuldades financeiras e estão tendo uma perspectiva negativa quanto às finanças em 2023. A atenção com o dinheiro deve, então, ser redobrada para esse público.

Por outro lado, as finanças ocupam o primeiro lugar no ranking de aspectos da vida pessoal. Sendo o maior foco com chance de melhorar em 2023.

Logo, economizar em coisas simples e cortar gastos desnecessários é uma forma de promover equilíbrio na organização financeira. E como economizar é a palavra do próximo ano, veja abaixo uma lista de despesas que podem ser cortadas, ajudando, assim, a evitar do desperdício de dinheiro.
Um homem fazendo planejamento, anotando em um caderno e olhando em um notebook. Imagem para ilustrar a matéria sobre gastos desnecessários. Crédito: Roman Samborskyi/shutterstock

Gastos desnecessários para evitar em 2023

Antes de cortar os gastos desnecessário, é preciso entender quais são as prioridades financeiras. Para isso, uma planilha de organização ou mesmo um caderno de notas já são o suficiente. Mas não basta apenas anotar os gastos. Eles devem ser analisados para que se entenda esse impacto no orçamento mensal.

Após realizar o levantamento, será possível notar, com facilidade, aquilo que pode ser cortados ou os gastos que podem ser diminuídos. Veja abaixo uma lista de sugestões:

Compras de mercado

Comprar itens de mercado sem um planejamento prévio, além de gerar mais gastos, ainda pode prejudicar a organização da dispensa. Isso porque, sem a lista, produtos desnecessários podem ser adquiridos, enquanto os úteis são facilmente esquecidos.

Se mesmo com muitas idas ao mercado, ainda faltam produtos em casa, pode ser um sinal de que não há um controle dessa despesa doméstica. Para solucionar esse problema, faça uma lista de compras, tenha um controle mensal de gasto com mercado e planeje datas fixas para realizar a compra.

Assinatura de canais de televisão e streaming

Muitas pessoas se levam pela promoção daquele canal de TV ou streaming, mas acabam nem acompanhando as programações. O que muitos esquecem é que, após certo período de uso, começam os ajustes de valores e o preço da assinatura fica mais caro.

Caso você tenha assinaturas de canais, avalie se realmente faz uso dessas plataformas e repense. Esse gasto realmente vale a pena?

Aproveite e faça uma varredura no seu cartão de crédito para identificar quais assinaturas possui e o valor do aumento ao longo dos meses. Assim ficará mais fácil enxergar os gastos e identificar o que pode ser cortado.

Compras na internet

As compras por impulso costumam ser grandes inimigas da economia. Isso porque a falta de controle desse tipo de gasto faz com que ele, muitas vezes, nem entre no planejamento de consumo.

Mesmo que comprar pela internet represente muito conforto, é preciso ter cuidado com o excesso. Além disso, listas de compras não devem ser usadas apenas para o mercado. Elas são necessárias para todo os gastos.

Meios de transporte

A facilidade do transporte de carro particular via aplicativo pode ser um fator que atrapalha o orçamento de muitas pessoas. Isso porque, ao colocar o cartão de crédito como forma de pagamento, uma grande surpresa pode aparecer na fatura do mês seguinte.

É preciso ter atenção aos excessos e priorizar a necessidade da contratação desse serviço.

Cartão de crédito

A própria facilidade do cartão de crédito pode gerar gastos desnecessários. Sempre usar o crédito sem uma determinação de limite mensal de gastos, pode gerar grandes surpresas na fatura.

Por isso, ter em mente um valor determinado para gastar no cartão pode solucionar o alto valor da contas no crédito.

Contas de energia elétrica e de água

Esse tipo de gasto é recorrente e fundamental para o bom funcionamento do lar. Contudo, ao aplicar algumas práticas de economia, é possível reduzir drasticamente o valor. Para a conta de energia, o uso da lâmpada de LED ou um controle de uso de eletrodomésticos, por exemplo, são formas de economizar.

Confira outras dicas para reduzir o impacto das contas domésticas.

Consumo fora de casa

O lazer também é uma prática que deve estar presente na construção da Longevidade Financeira. Mas você controla os seus gastos quando sai de casa?

Assim como em outros tipos de planejamento, ter listas e manter um limite de gastos são maneiras de reduzir os gastos desnecessário.

Quando sair de casa para lazer ou entretenimento, mantenha um valor de consumo em mente e procure não o estourar. Se necessário, saia apenas com o dinheiro que determinou para gastar e sem levar o cartão de crédito. Dessa forma será mais fácil manter o controle.

Se você tem dúvidas de como controlar os seus gastos, baixe a Planilha de Planejamento Financeiro. Veja como cuidar do seu dinheiro pode ser mais fácil do que imagina e vitar gastos desnecessários.

Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro

Leia também:

4 serviços gratuitos que você provavelmente ainda gasta dinheiro com eles

Economia Circular: como esse conceito pode ajudar no seu controle financeiro?

Controle de gastos: conheça 5 apps que são uma verdadeira mão na roda

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: