Nesse início de ano, muitos provavelmente estão ocupados fazendo suas compras, traçando novos planos e expectativas para o decorrer de 2023. Dentro desse longo e complexo planejamento, um dos objetivos e talvez, o maior deles, seja a compra da casa própria. Com perspectivas otimistas para o mercado, espera-se que a demanda de compradores seja maior do que visto no ano anterior e com isso, haja mais pessoas procurando uma nova propriedade ou revisando listas, olhando casas e conversando com empresas.

Obviamente, fevereiro não é o mês mais indicado para se adquirir um imóvel, já que é um momento de alta nos gastos com o acúmulo de janeiro e dezembro, além de ser um período bastante festivo. Contudo, podemos considerá-lo como o mês mais decisivo para aqueles que desejam atingir metas e conquistar seus objetivos definitivamente. Por conta disso, diversos potenciais compradores estão se perguntando se essa é uma boa hora ou não para se investir em um imóvel próprio?

Para responder essa pergunta é preciso contextualizar o cenário atual. No momento, os compradores de imóveis têm muitas coisas trabalhando contra eles. Os preços das moradias ainda estão altos, o estoque de imóveis ainda é limitado e as taxas de hipotecas oscilam para cima. Mesmo com esses fatores, o panorama geral é bastante favorável, já que a expectativa é que o cenário melhore e de certo modo, caso as coisas não ocorram como se imagina, é muito pouco provável que piorem para os próximos meses.

Claro, as taxas de hipoteca podem subir um pouco em 2023. Entretanto, é improvável que subam no mesmo ritmo que em 2022. Enquanto isso, os preços das casas podem permanecer altos, mas se o estoque aumentar, isso deve ajudar a reduzir os preços das casas.

Vale a pena adquirir um imóvel em 2023?Crédito: fizkes/shutterstock

Apesar de ser impossível afirmar em que direção o estoque irá, podemos dizer que é pouco provável que caia drasticamente (embora novas construções possam desacelerar, o que pode levar a uma queda em seu valor total). Por outro lado, se a previsão se confirmar, pode ser que aumente, simplesmente porque há muito espaço para isso acontecer. Portanto, comprar uma casa em 2023 é uma decisão com poucos riscos e bastante atrativa dependendo do decorrer dos meses que virão.

Portanto, aos que tenham essa intenção e queiram seguir em frente é importante também pisar nos freios e ir com cuidado, para permanecer em uma posição confortável na hora da compra de uma casa, já que envolve custos altos nas transações. Além disso, é essencial que não se exagere nos gastos, para que não se acumule um saldo enorme em cartões de crédito e assim fique inviável carregá-los. 

Isso pode fazer com que diminua a pontuação de crédito e quanto menor esse o número, mais difícil é obter um financiamento - ou conseguir uma taxa de juros acessível. Ao mesmo tempo, vale a pena verificar o relatório de crédito no final do ano. Dessa forma, poderá lidar com bandeiras vermelhas antes de tomar alguma decisão. 

Em suma, adquirir um imóvel em 2023 pode significar a realização de um sonho para a maioria dos brasileiros. Com isso em vista, é importante se preparar para o ano, fazer um orçamento e consultar especialistas que possam dar os melhores direcionamentos e dicas para poupar e investir bem o dinheiro até o instante oportuno para finalmente dar um passo adiante e comprar sua casa própria. 


Guia da Longevidade Financeira

Baixe gratuitamente nosso Guia e tenha em mãos tudo que precisa saber para ter uma vida financeiramente estável e longeva.

Livro


Leia também:

Aumento do aluguel residencial é o maior em 11 anos: saiba como lidar

Quer alugar um imóvel em 2023? Confira os cuidados necessários

Gastos desnecessários para evitar em casa e garantir mais economia em 2023

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: