Uma decisão do Tesouro Nacional possibilita que cidadãos realizem o pagamento de taxas federais, contribuições e serviços públicos não gratuitos com cartão de crédito. O procedimento será realizado por meio da plataforma digital PagTesouro.
A mudança também beneficia turistas estrangeiros em visita ao Brasil, que poderão quitar taxas utilizando o cartão de crédito antes de retornarem aos países de origem.
PagTesouro permite pagamento de taxas federais com cartão de crédito. Foto: fizkes / Shutterstock
Outra grande vantagem do uso do PagTesouro é a rapidez, que permite a compensação instantânea. Com isso, a entidade pública pode confirmar quase que em tempo real o recolhimento da taxa, da contribuição ou do serviço. A plataforma dispensa a emissão da Guia de Recolhimento da União (GRU).
Desde o ano passado, os contribuintes já podem contar com uma série de inovações disponibilizadas pelo Tesouro, como o uso do Pix para o pagamento da Conta Única do Tesouro.
Órgão como o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Secretaria de Pesca e Aquicultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SPA), o Departamento da Polícia Rodoviária Federal (DPRF), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Comando do Exército já aceitam o pagamento por meio do Pix.
Planejamento é fundamental para garantir a longevidade financeira. Por isso, preparamos uma planilha exclusiva para você anotar todos os seus gastos e não perder o controle. Preencha o formulário a seguir e baixe a planilha gratuitamente!
Planilha de Planejamento Financeiro
Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!
Leia também:
IR 2021: como declarar se você teve suspensão de contrato de trabalho ou redução de jornada
Caixa atualiza dados cadastrais do aplicativo Caixa Tem, usado para receber auxílio emergencial
Golpes na internet: idosa vítima de falso perfil leva golpe e perde R$ 450 mil