Você já pensou em calcular a sua inflação pessoal? Se sim, saiba que existe uma ferramenta que permite fazer o cálculo de forma muito fácil. O programa é disponibilizado on-line no portal da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Mas, antes de entender como funciona a ferramenta, vamos falar sobre o que é a inflação.

Conforme define o especialista em planejamento financeiro Hirbis Girolli em sua coluna no portal do Instituto de Longevidade MAG, inflação é “o aumento generalizado e persistente de preços medido em determinado período, reduzindo o poder aquisitivo da moeda”.

Girolli explica que a principal consequência da inflação sobre as nossas finanças diz respeito à perda do poder de compra. “E o pior: com inflação baixa, essa corrosão ocorre sem que a gente perceba”, alerta.

Para medir a inflação no país, existem alguns índices que mensuram o número. O mais conhecido é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Para fazer o cálculo, o IPCA pesquisa os preços dos principais itens consumidos pelo consumidor médio nos âmbitos da alimentação, educação e habitação. Com esses números em mãos, é feita uma média dos preços.

Outros índices usam marcadores diferentes para calcular a inflação. Um deles é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), medido pelo IBGE. Outro é o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), da Fundação Getulio Vargas.

Aprenda como calcular a sua inflação pessoal com ferramenta simples e fácil

Aprenda como calcular a sua inflação pessoal com ferramenta simples e fácil

Por que calcular a inflação pessoal

Cada índice tem uma lista própria de itens que são usados como indicadores para medir a inflação. Mas esses itens não são necessariamente os mesmos que você tem o costume de consumir.

Pode ser que você não tenha o hábito de consumir carne, por exemplo. Ou não usa transporte público. Porém, esses são itens avaliados nos cálculos dos índices de referência, pois são consumidos pela maioria das pessoas.

Pensando nisso a Fundação Getulio Vargas elaborou uma calculadora de inflação pessoal. Nela, você deverá informar o seu rendimento mensal e seus gastos com itens como plano de saúde, material escolar, alimentação, transporte público ou transporte próprio, dentre outros.

Depois de preencher os campos, a calculadora irá informar qual a variação percentual mensal dos seus gastos. Além disso, oferecerá um comparativo com a variação média no Brasil. Dessa forma, você saberá se a sua inflação pessoal está mais alta ou mais baixa que a média dos brasileiros.

A ferramenta também traz dados interessantes sobre os seus percentuais de gastos. Com o resultado, você vai saber, por exemplo, qual despesa pesa mais no seu orçamento mensal.


Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro


Veja também:

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: