Em 31 de maio termina o prazo para declarar contas ao leão, mas muita gente ainda não declarou. Para ajudar quem tem perguntas sobre o tema, separamos a seguir as principais dúvidas sobre IR e as respectivas respostas fornecidas pela FENACON.

Até aqui, a Receita Federal já recebeu mais de 15 milhões de declarações de Imposto de Renda, mas o governo espera receber um total  entre 38,5 milhões e 39,5 milhões em todo o país. Ou seja, ainda faltam muitas declarações.

"Infelizmente, o brasileiro tem a cultura de deixar para última hora, mas geralmente os contribuintes deixam para fazer nos últimos 20 dias do prazo. Há muita gente ainda precisando enviar, além dos que querem declarar sem obrigatoriedade", afirma o presidente da FENACON, Daniel Coêlho.

Foto: goodluz/Shutterstock


Não sabe como declarar seu Imposto de Renda? Baixe aqui o guia preparado pela MAG Seguros, parceira do Instituto, e faça sua declaração sem medo. É fácil, rápido e gratuito!


Confira as principais dúvidas sobre IR e suas respostas

Como funciona a Declaração pré-preenchida?

É uma novidade da Receita Federal, mas é preciso estar atento para saber se as informações condizem com a realidade ou se não há duplicidade ou divergência. É preciso ter toda documentação em mãos. Todas as informações que a Receita Federal tem são informadas por obrigações acessórias. Basta entrar no portal Gov.br e o contribuinte encontrará a declaração pré-preenchida com as informações que a Receita já tem. Será possível incluir ou alterar informações. É uma facilidade, mas lembramos que sempre é bom procurar um profissional especialista no assunto para auxiliar e evitar problemas futuros.

É possível efetuar a declaração no celular?

Há três maneiras, tanto pelo portal Gov.br, pelo celular ou via computador, desde que faça download do programa da Receita Federal. 

Se um adulto completou 25 anos em 20 de janeiro de 2022 e está na faculdade, ele ainda pode entrar como dependente na declaração completa?

Não pode. A declaração só permite até 24 anos.

Como declarar no IR despesas médicas sendo que parte delas foram reembolsadas pelo convênio?

Sim, é possível. No campo de pagamentos é possível colocar o valor do pagamento total e ao lado a dedução.

Benefícios como adicional de insalubridade, horas extras e adicional noturno devem ser lançados no IR?

Sim, mas essas informações já constam no comprovante de rendimentos da empresa, ou seja, já está contemplado no valor total.

Duas fontes de renda, como emprego formal e aposentadoria, é normal ter imposto a pagar?

Depende dos valores a receber, mas possivelmente, sim. No sistema será preciso lançar os dois rendimentos separadamente, e o programa, automaticamente, calculará o imposto a pagar ou a receber.


Ainda tem dúvidas sobre o Imposto de Renda? Baixe aqui o guia preparado pela MAG Seguros, parceira do Instituto, e faça sua declaração tranquilamente. É rápido e gratuito!


Leia mais:

Imposto de Renda do MEI: saiba como funciona

Isenção do imposto de renda para aposentados: confira doenças que dão direito 

Restituição do imposto de renda 2023: pagamento deve vir antes para quem escolher Pix 

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: