Imagine só o diálogo entre duas amigas: “Querida, você assistiu ontem à novela? Eu adoro ver a Arlette Silva interpretando, ela é ótima. Ontem teve uma cena dela discutindo com a Sônia Maria e com a Nilcedes Guimarães, que espetáculo!”. E aí a outra responde: “E o Antônio Barbosa? Ou o Ariclenes Martins? Meu Deus, o que são aqueles homens!”. Então a primeira completa: “E ainda junta com a trilha sonora do Emival da Costa, ou com aquela música nova do Nivaldo Batista... aí meu coração não aguenta!”.

Ou então dois amigos se encontram para tomar um chope e comentam: “Rapaz, comprei o CD novo do Jessé Gomes e não paro mais de ouvir”. E o outro responde: “Eu prefiro as músicas da dupla José Sobrinho e Durval de Lima”. Mas o primeiro muda de assunto e comenta: “Você viu o gol do Givanildo Souza?? Ele desbancou o Marcos Evangelista”.

Confuso, não? Pois é, mas esses diálogos bem que poderiam ser reais. Os personagens? Todos velhos conhecidos do público, celebridades que, por uma questão de glamour ou de numerologia, resolveram esconder seus nomes verdadeiros e adotaram nomes artísticos.


Quer se manter atualizado para o mercado de trabalho? Conheça os cursos gratuitos oferecidos pelo Instituto de Longevidade a quem tem mais de 50 anos


Ficou curioso para saber o nome verdadeiro dos artistas acima? Arlette Silva é ninguém menos que a atriz Fernanda Montenegro. Sônia Maria? Susana Vieira! E pra completar a cena, Nilcedes Guimarães é a nossa querida Glória Menezes. E para esquentar os corações das fãs, surgem Antônio Barbosa, ou Tony Ramos, e Ariclenes Martins, mais conhecido como Lima Duarte. Agora você imagina uma dessas pessoas fazendo sucesso com seu nome real? Difícil...

Mas não é somente no campo da televisão que acontecem essas trocas de nomes. Grandes personalidades da música e do futebol, na verdade, também usam nomes falsos. Por exemplo, Emival da Costa é o nome de batismo do cantor Leonardo, e Nivaldo Batista é o verdadeiro nome de Gusttavo Lima. Jessé Gomes é, na verdade, Zeca Pagodinho. E a dupla José Sobrinho e Durval de Lima só se tornou conhecida após mudar para Chitãozinho e Xororó. No futebol, Givanildo Souza veste a camisa do Hulk, enquanto Marcos Evangelista veste a camisa do capitão Cafu.

Estima-se que metade dos famosos tenham optado pelo uso de nomes artísticos, com o único objetivo de obter um melhor destaque em suas carreiras. Alguns justificam que seus nomes de batismo não são lá muito atraentes ou de difícil pronúncia. Outros preferem usar nome artístico para não serem lembrados por seu parentesco com algumas personalidades já consagradas, como o ator Nicolas Cage, sobrinho de Francis Ford Coppola, e Mike McGear, irmão de Paul McCartney.

Por isso, de agora em diante, quando for pedir um autógrafo ao seu ídolo, desconfie: este pode não ser o nome verdadeiro dos artistas!

Leia também

Antes e depois: por onde andam alguns ídolos do futebol

Conheça a música inédita do Cazuza

Compartilhe com seus amigos