A credencial digital de estacionamento chegou para simplificar o dia a dia de idosos e pessoas com deficiência (PCDs) em todo o Brasil. Com a novidade, brasileiros acima de 60 anos e PCDs que possuem ou já tiveram carteira de habilitação podem emitir o documento diretamente pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito.
Antes, o modelo tradicional exigia a emissão por órgãos estaduais ou municipais. Com isso, precisava ser impresso para uso. Com a mudança, mais de 16 milhões de brasileiros acima de 60 anos e cerca de 3,4 milhões de PCDs podem acessar a credencial digital sem burocracias.
Essa versão digital elimina a necessidade de imprimir o documento e apresenta validade nacional. Além disso, a credencial para idosos agora será vitalícia. Para as pessoas com deficiência, permanecerá válida enquanto os registros oficiais estiverem atualizados.
Entenda como funciona a credencial digital de estacionamento
O aplicativo Carteira Digital de Trânsito é o meio para acessar a credencial digital. O usuário precisa apenas estar cadastrado na plataforma para solicitar o documento. A ferramenta também elimina a necessidade de deslocamentos para emissão e impressão, reduzindo custos e tempo.
A credencial digital de estacionamento deve ser vinculada a um único veículo por vez. Contudo, essa vinculação pode ser alterada a qualquer momento pelo titular. Isso oferece flexibilidade, especialmente para famílias que compartilham carros ou possuem mais de um automóvel.
Antes, a emissão do documento dependia de órgãos municipais ou estaduais, e a versão física deveria ser exibida no painel do veículo. Com a transformação digital, o processo ficou mais rápido e acessível, reduzindo burocracias e custos para os usuários.
Além disso, a credencial digital é válida em todo o território nacional, garantindo o direito ao estacionamento exclusivo de maneira mais acessível.
Crédito: Brenda Rocha - Blossom/Shutterstock
A importância da credencial digital de estacionamento
A implementação da credencial digital é um passo significativo para ampliar a inclusão e acessibilidade. Idosos e PCDs muitas vezes enfrentam dificuldades para estacionar em locais destinados a eles. Com a versão digital, a identificação é mais prática e reduz o risco de perda ou extravio.
A iniciativa acompanha a crescente digitalização de serviços públicos no Brasil, facilitando a vida dos cidadãos e promovendo eficiência no atendimento.
Com a credencial digital de estacionamento, o governo reforça o compromisso com a inclusão e acessibilidade. A novidade promete transformar a experiência de milhões de brasileiros, tornando-a mais ágil, prática e segura.
Envelhecer bem e com qualidade precisa de planejamento. E o Programa ViverMais pode te ajudar com isso. A iniciativa exclusiva do Instituto de Longevidade conta com diversos servidos pensados exclusivamento para promover mais qualidade de vida durante o seu envelhecimento. Conte com descontos em medicamentos, teleconsulta, seguro de vida e diversos outros serviços.
Conheça o Programa de Benefícios ViverMais e descubra como envelhecer com muito mais qualidade de vida.
Leia também:
Direitos dos idosos nos planos de saúde: veja 7 garantias que pessoas idosas têm
Direitos que os idosos possuem: quais são e como funcionam?
Até que idade os idosos podem dirigir no Brasil, segundo a legislação?