Dirigir é algo muito comum para diversos brasileiros e faz parte do cotidiano de muitos. Mas até que idade os idosos podem dirigir no Brasil? A legislação brasileira é extremamente rigorosa para as leis de trânsito, desde a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação até as leis gerais de condução. Diante de todas as regras, entenda como funciona a lei para pessoas mais velhas.
De uma maneira geral, não existe uma idade máxima para deixar de dirigir. Porém, acontece uma diminuição do período de renovação, que fica mais curto a partir dos 50 anos do habilitado.
Até que idade os idosos podem dirigir vai variar de acordo com as condições do motorista. Para os habilitados com menos de 50 anos, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), tem validade de 10 anos. A partir desta idade até os 69 anos, a validade passa a ser de cinco anos. Motoristas com 70 anos ou mais precisam renovar a carteira de três em três anos. Porém, existem casos em que o período de renovação pode ser ainda menor.
Existem casos em que o motorista apresenta uma condição médica crônica ou está sob tratamento com medicamentos. Esse tipo de situação impacta a capacidade de dirigir de forma segura. Nesse caso, a recomendação é que a renovação da CNH seja realizada a cada seis meses.
Até que idade os idosos podem dirigir pode variar de acordo com exames médicos e avaliações de capacidade
Durante o procedimento de renovação da CNH, são conduzidos testes para avaliar a aptidão física e mental do motorista. Para pessoas idosas, as avaliações são realizadas de maneira mais frequente a partir dos 50 anos de idade.
As avaliações de aptidão física e mental incluem exames como:
-
Exame de visão;
-
Exame de audição;
-
Avaliação psicotécnica (medição de habilidades mentais e cognitivas).
Esses exames são obrigatórios para motoristas de todas as faixas etárias. No entanto, para os idosos, são aplicados com maior rigor. Se houver alguma alteração identificada durante os exames, o perito pode solicitar testes adicionais para uma avaliação mais detalhada.
Crédito: RossHelen/Shutterstock
Isso porque a capacidade de dirigir depende consideravelmente do bom funcionamento de diversos órgãos e sentidos, como visão e audição. Além disso, é necessário possuir reflexos rápidos, reação ágil aos estímulos, habilidade no controle do volante, destreza para operar os pedais e até mesmo força para acionar o freio em situações de emergência.
Caso o parecer do perito examinador confirme que o motorista não possui mais as condições essenciais para dirigir, a renovação pode ser negada ou o intervalo até a próxima renovação da carteira pode ser ainda mais curto. Embora essa situação possa ocorrer com pessoas mais jovens, é mais frequente entre aqueles com mais de 65 anos de idade.
Dirigir exige diversos cuidados, inclusive com as finanças. É preciso estar prepado para problemas inesperados, sejam eles de saúde ou financeiros. Baixe a planilha exclusiva do Instituto de Longevidade e veja como organizar o seu dinheiro para ter mais Longevidade Financeira.
Planilha de Planejamento Financeiro
Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!
Leia também:
Ser motorista de aplicativo vale a pena? Veja o que você precisa saber antes de começar
6 sinais de que chegou a hora de parar de dirigir
Declínio cognitivo: pesquisas mostram que atividade física previne doenças ao envelhecer