Dirigir é algo muito comum para diversos brasileiros e faz parte do cotidiano de muitos. Mas até que idade os idosos podem dirigir no Brasil? A legislação brasileira é extremamente rigorosa para as leis de trânsito, desde a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação até as leis gerais de condução. Diante de todas as regras, entenda como funciona a lei para pessoas mais velhas.

De uma maneira geral, não existe uma idade máxima para deixar de dirigir. Porém, acontece uma diminuição do período de renovação, que fica mais curto a partir dos 50 anos do habilitado.

Até que idade os idosos podem dirigir vai variar de acordo com as condições do motorista. Para os habilitados com menos de 50 anos, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), tem validade de 10 anos. A partir desta idade até os 69 anos, a validade passa a ser de cinco anos. Motoristas com 70 anos ou mais precisam renovar a carteira de três em três anos. Porém, existem casos em que o período de renovação pode ser ainda menor.

Existem casos em que o motorista apresenta uma condição médica crônica ou está sob tratamento com medicamentos. Esse tipo de situação impacta a capacidade de dirigir de forma segura. Nesse caso, a recomendação é que a renovação da CNH seja realizada a cada seis meses.

Até que idade os idosos podem dirigir pode variar de acordo com exames médicos e avaliações de capacidade

Durante o procedimento de renovação da CNH, são conduzidos testes para avaliar a aptidão física e mental do motorista. Para pessoas idosas, as avaliações são realizadas de maneira mais frequente a partir dos 50 anos de idade.

As avaliações de aptidão física e mental incluem exames como:

  • Exame de visão;

  • Exame de audição;

  • Avaliação psicotécnica (medição de habilidades mentais e cognitivas).

Esses exames são obrigatórios para motoristas de todas as faixas etárias. No entanto, para os idosos, são aplicados com maior rigor. Se houver alguma alteração identificada durante os exames, o perito pode solicitar testes adicionais para uma avaliação mais detalhada.

Uma senhora fazendo exame de vista para renovação de sua CNH. Imagem para ilustrar a matéria sobre até que idade os idosos podem dirigir.Crédito: RossHelen/Shutterstock

Isso porque a capacidade de dirigir depende consideravelmente do bom funcionamento de diversos órgãos e sentidos, como visão e audição. Além disso, é necessário possuir reflexos rápidos, reação ágil aos estímulos, habilidade no controle do volante, destreza para operar os pedais e até mesmo força para acionar o freio em situações de emergência.

Caso o parecer do perito examinador confirme que o motorista não possui mais as condições essenciais para dirigir, a renovação pode ser negada ou o intervalo até a próxima renovação da carteira pode ser ainda mais curto. Embora essa situação possa ocorrer com pessoas mais jovens, é mais frequente entre aqueles com mais de 65 anos de idade.


Dirigir exige diversos cuidados, inclusive com as finanças. É preciso estar prepado para problemas inesperados, sejam eles de saúde ou financeiros. Baixe a planilha exclusiva do Instituto de Longevidade e veja como organizar o seu dinheiro para ter mais Longevidade Financeira.

Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro

Leia também:

Ser motorista de aplicativo vale a pena? Veja o que você precisa saber antes de começar

6 sinais de que chegou a hora de parar de dirigir

Declínio cognitivo: pesquisas mostram que atividade física previne doenças ao envelhecer

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: