A população idosa já representa mais de 14% do total de beneficiários de plano de saúde no Brasil. A legislação assegura a esse grupo de consumidores uma série de garantias para terem acesso aos cuidados de saúde adequados. Para não ser lesado, é necessário conhecer os direitos dos idosos nos planos de saúde e saber como usá-los.

Na última década, houve um aumento significativo de clientes 60+. O número passou de 5,7 milhões para 7,2 milhões, segundo levantamento do IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar). A pesquisa foi feita com dados da ANS (agência reguladora do setor). Esse crescimento supera o número total de beneficiários, que apresentou um aumento de 1,9% no mesmo período.

De uma forma geral, pessoas com 60 anos ou mais estão mais propensas a utilizar os serviços de saúde. Como, por exemplo, consultas médicas, exames, terapias e internações. Isso resulta em custos de saúde mais elevados em comparação com outras faixas etárias.

A lei assegura sete direitos dos idosos nos planos de saúde. O intuito é oferecer proteção para garantir o acesso a cuidados de saúde adequados e de alta qualidade. Por exemplo, de acordo com o Estatuto da Pessoa Idosa, é estabelecido que beneficiários a partir dos 59 anos não podem ser submetidos ao reajuste por faixa etária. Esse é o aumento do valor do plano de saúde baseado na idade e comum a todos os consumidores.
Um casal de idosos assinando um contrato de plano de saúde. Imagem para ilustrar a matéria sobre os direitos dos idosos nos planos de saúde.Crédito: Brizmaker/Shutterstock

Veja 7 direitos dos idosos nos planos de saúde

Apesar das garantias e dos direitos dos idosos nos planos de saúde, muitos necessitam recorrer na justiça para conquistá-los. Entre as principais reclamações então as negativas de coberturas, demora na autorização de procedimentos, reajustes abusivos e rescisões unilaterais.

Confira a lista de direitos dos idosos nos planos de saúde abaixo:

1. Contratar um plano individual

Os planos de saúde privados são proibidos de recusar a adesão de idosos aos seus produtos. Essa prática é considerada abusiva. O Código de Defesa do Consumidor estabelece que as operadoras não podem rejeitar a oferta de serviços a pessoas que estejam interessadas em adquiri-los.

Além disso, a Lei dos Planos de Saúde declara que é vedado impedir qualquer indivíduo de participar de planos privados de assistência à saúde em razão da idade ou de alguma deficiência.

2. Mensalidade do plano sem reajuste ao completar 59 anos de idade

O reajuste de valores por mudança na faixa etária do beneficiário só pode ser aplicado dentro das faixas autorizadas. Essa regra também se aplica para planos de saúde individuais, familiares e coletivos.

As faixas etárias para correção mudam de acordo com a data de contratação. Com isso, os percentuais de correção devem estar claramente indicados no contrato.

Além disso, para os contratos celebrados após 2004, o Estatuto da Pessoa Idosa proíbe as operadoras de aplicar aumentos de preço baseados na faixa etária quando seus clientes completam 59 anos. Porém, os planos mantêm o direito de realizar o reajuste anual, o qual, para contratos individuais, está sujeito a um limite máximo estipulado pela ANS.

De acordo com a ANS, à medida que uma pessoa envelhece, torna-se cada vez mais essencial dedicar atenção aos cuidados com a saúde. Com isso, a utilização dos serviços médicos tende a se tornar mais frequente.

Veja abaixo como funcionam as regras de reajuste:

Data da contratação
Regra de reajuste
Até 2 de janeiro de 1999
É necessário seguir o que está descrito no contrato
Entre 2 de janeiro de 1999 e 1º de janeiro de 2004
O preço da última faixa (70 anos ou mais) poderá ser, no máximo, seis vezes maior que o preço da faixa inicial (0 a 17 anos)

Consumidores a partir de 60 anos e que participem do contrato há mais de dez anos não podem sofrer a variação por mudança de faixa etária
Após 1º de janeiro de 2004
O valor fixado para a última faixa etária (59 anos ou mais) não pode ser superior a seis vezes o valor da primeira faixa (0 a 18)

A variação acumulada entre a sétima e a décima faixas não pode ser superior à variação acumulada entre a primeira e a sétima faixas

3. Ter um acompanhante no hospital

Entre os direitos dos idosos nos planos de saúde, o Estatuto da Pessoa Idosa também traz garantias. Por exemplo, ele assegura que pacientes, a partir dos 60 anos, têm o direito de contar com a presença de um acompanhante. Isso caso necessitem de internação hospitalar ou observação médica.

O acompanhante tem direito à alimentação e prioridade de atendimento. Além disso, a pessoa que irá acompanhar é de livre escolha do paciente, desde que seja alguém entre 18 anos e 60 anos.

4. Aproveitar as carências já cumpridas

A pessoa idosa tem direito a trocar de plano e aproveitar as carências já cumpridas, caso saia do emprego. Isso desde que respeite a portabilidade.

Nos casos em que o usuário precisa mudar de plano, sem a sua própria vontade, não é exigida compatibilidade de preço ou cumprimento do prazo de permanência. Essa situação pode acontecer em caso de morte do titular, cancelamento do contrato ou falência da operadora.

5. Manter o plano ao se aposentar

O aposentado que pagou um plano de saúde empresarial por mais de dez anos possui o direito de preservar as condições de cobertura que estavam em vigor durante seu período de emprego ativo. Para isso, será necessário que pague integralmente o valor do plano. O pagamento deverá ser referente ao valor que pagava, mais a parte paga pela empresa.

Já aqueles que contribuíram para o plano de saúde por menos de dez anos podem permanecer no plano por um ano para cada ano de contribuição. O aposentado deve ser informado sobre essa opção e dispõe de um prazo de 30 dias para responder ao seu antigo empregador.

Caso o direito não seja comunicado pelo ex-empregador, o aposentado precisa procurar a área de recursos humanos da empresa e a operadora do plano. 

6. Assumir a titularidade do plano de saúde coletivo por adesão

O beneficiário idoso que deixa de ser considerado dependente, devido à exclusão feita pelo titular após uma contribuição de mais de dez anos, tem o direito de assumir a posição de titular no plano de saúde coletivo por adesão (contratado por intermédio de sindicatos e associações), mediante o pagamento dos custos correspondentes.

Em outubro de 2022, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) consolidou o entendimento, justificando que "a solução assegura a assistência à saúde da pessoa idosa, sem implicar alteração do equilíbrio econômico-financeiro do contrato".

7. Ter cobertura durante inadimplência de até 60 dias

Encerrar o contrato por parte do plano de saúde sem uma razão justificável ou aparente para um grupo específico é considerado um ato ilegal. Justificar o cancelamento com alta sinistralidade (custos associados à utilização), por exemplo, não pode ser aplicado.

A rescisão é permitida em situações de fraude. Ou mesmo quando o contratante deixa de pagar a mensalidade por um período que ultrapasse 60 dias, de forma contínua ou intermitente, nos últimos 12 meses de vigência do contrato.


Com o Programa de Benefícios ViverMais, os associados contam com atendimento 24 horas para emergências, análise de sintomas e outros tipos de consultas por telefone ou vídeo chamada.

Além disso, médicos estão disponíveis para dar uma segunda opinião, novo diagnóstico ou ajudar em protocolos de tratamento de doença grave.

Torne-se um associado e tenha esses e outros benefícios na palma de suas mãos.

Botão escrito Aderir ao Programa ViverMais

Leia também:

Cancelar plano de saúde é possível mesmo para inadimplentes

Plano de saúde depois dos 59 anos: como escolher a melhor opção?

Digitalização de planos de saúde pode ser um desafio para pessoas idosas

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: