O Disque Idoso 165 tem sido uma ferramenta essencial na proteção e no suporte aos idosos do Rio de Janeiro. Em apenas três meses, o serviço já registrou 3 mil atendimentos. Através da ligação, foi possível oferecer assistência em casos de violência, dúvidas sobre direitos, apoio psicológico e orientações sobre saúde.

O atendimento funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Essa dinâmica garante suporte contínuo para pessoas com 60 anos ou mais. A iniciativa é da Secretaria de Juventude e Envelhecimento Saudável (Seijes) e conta com profissionais qualificados para atender demandas de diferentes naturezas.

Além da central telefônica, o serviço oferece um aplicativo exclusivo. Nele, é permitido atendimento via chat e contato direto com a Polícia Militar, em casos de urgência.

Patrulha especializada reforça segurança da população idosa

Para ampliar a segurança dos idosos, a Polícia Militar atua com patrulhas especializadas. Bairros com grande concentração de pessoas 60+, como Copacabana, Leme e Jardim Icaraí, em Niterói, são amplamente atendidos. A equipe é treinada para acompanhar medidas protetivas e oferecer suporte a vítimas de violência.

Atualmente, a Polícia Militar já monitora 90 medidas protetivas expedidas pela Justiça, garantindo proteção e acompanhamento contínuo para idosos em risco.

O grupo de atendimento do Disque Idoso 165 trabalhando na sede do Rio de Janeiro.Crédito: Marlon Falcão/Secretaria de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável

Disque Idoso 165: aplicativo facilita acesso e atendimento

O aplicativo do Disque Idoso 165 oferece recursos adicionais, como agendamento de consultas médicas, lembretes de compromissos e um botão de pânico. Esse botão permite acionar a Polícia Militar imediatamente, em situações de emergência.

O app está disponível para dispositivos Android e iOS e pode ser baixado gratuitamente. O serviço é exclusivo para pessoas com 60 anos ou mais, garantindo um atendimento especializado e eficiente.

O secretário de Juventude e Envelhecimento Saudável, Alexandre Isquierdo, destaca a importância do serviço. “Durante esses três meses, o Disque Idoso 165 deu voz a uma demanda reprimida, de um público que agora tem um lugar exclusivo para ser atendido em todas as suas necessidades. O atendimento é continuado e só termina quando a questão for totalmente resolvida", comentou.

O atendimento prestado pelo Disque Idoso 165 só é encerrado quando a questão é totalmente solucionada, garantindo suporte completo para os idosos do Rio de Janeiro.


Quer ter acesso a uma série de benefícios para viver com mais qualidade de vida? O Programa ViverMais tem serviço de Tele Saúde, descontos em medicamentos, mais de 200 cursos com certificado, seguro de vida e assistência residencial, entre outros. Fale com nossos consultores e saiba mais!

Leia também:

Carteira do Idoso: o que é, como funciona e como ter a sua

Cartilha de violência patrimonial contra pessoa idosa ganha atualização com foco em apostas online

Violência contra a pessoa idosa: Instituto de Longevidade lança cartilha de prevenção

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: