Nunca contei a ninguém, e vou revelar a vocês em primeira mão: sou um super-herói. Meu poder? Posso viajar no tempo, pra trás e pra frente. Mas é só. Infelizmente, não tenho poder de interferir na mente das pessoas. Do contrário, já teria voltado lá atrás pra evitar um bocado de bobagem que já foi feita por aí. De toda maneira, sempre que alguém passa vergonha alheia, e creio que esse alguém pode ter salvação, giro os ponteiros do relógio para trás e tento intervir.

Foi esse o caso quando vi a história das estudantes de um curso universitário na cidade de Bauru, ridicularizando uma colega por ter mais de 40 anos. Pensei: “Coitadas... As carinhas tão bobinhas. Chega cheiram à leite da mamãe. Ainda assim, terminaram o Ensino Médio e passaram em um vestibular. Devem ser capazes de entender algumas ideias.”

E assim, lá fui eu. Fiz minhas palavras mágicas e, abracadabra!, lá estava eu na data do episódio. Prontamente, me desloquei para Bauru. Chegando no local, avistei o trio. Logo puxei conversa:

- Olá! Tudo bem? Sou calouro por aqui, e vocês?

- Nós também.  

- Prazer! Meu nome é Antonio. Estou começando minha 2ª faculdade.

- Nossa, segunda faculdade? Por quê?  

- Me formei já faz uns 20 anos.... vocês nem eram nascidas, né? Puxa, sabem que o que estudei lá atrás já ficou bem obsoleto?! O conhecimento não para! O mercado de trabalho é bem competitivo, e é preciso estar sempre atualizado. Infelizmente, nem todos tem a sorte de poder se requalificar, como estou tendo agora.  

Além disso, vocês devem lembrar que aprenderam na escola que estamos vivendo cada vez mais tempo. E isso é super legal, né? Só que traz alguns desafios também. Um deles é grana! Precisamos conseguir financiar esse tempo a mais de vida. Tenho esperança de conseguir melhores remunerações com minha nova profissão. Aliás, depois deem uma pesquisada nas redes sobre “Longevidade Financeira”.

Mas acima de tudo, pra mim, aprender é um enorme prazer. Pra mim, a curiosidade é quase uma chave pra felicidade! 

Nisso, passou perto de nós a tal aluna de 45 anos. Chamei ela pra perto.

- Olá! Você também é aluna por aqui?

- Sim! Estou no 1º ano do curso de Biomedicina.  

- Que legal! É seu primeiro curso?

- Sim. Sempre quis fazer faculdade, mas não tive oportunidade mais cedo. Trabalhei muito pra conseguir estudar. Mas agora tiro meu diploma!

Logo, estávamos todos conversando, animados, e as três mocinhas querendo saber mais da colega mais velha. Pedi licença e disse que tinha que assistir uma aula. Me despedi do grupo.

Dias depois, vejo uma nova publicação nas redes sociais de uma das alunas: “Gente, olha que coisa fantástica! Eu tenho uma colega de faculdade de 40 anos! Ela tem uma história de vida incrível!”.  

Sorri, e respirei aliviado pelas três. Pena que não dá pra sair no jornal: “Super herói salva jovens de cometer lambança em Bauru”. Mas deus tá vendo.

Estudantes em uma palestra com uma mulher olhando para cima na faculdade. Imagem para ilustrar a matéria sobre etarismo em Bauru.Crédito: ESB Professional/shutterstock


A realização de sonhos depende da força de vontade e também de planejamento. Se você deseja começar a estudar e não sabe como começar, baixe a planilha de realização dos sonhos e veja qual é o melhor para você.

Planilha de Realização de Sonhos

Quer comprar uma casa, um carro ou fazer uma viagem inesquecível? Tire seus sonhos do papel com a nossa planilha GRATUITA!

Livro

Leia também:

O etarismo no mercado de trabalho e suas consequências para o público 50+

Confira frases que denunciam o etarismo e não deveriam ser usadas

Etarismo: conheça o preconceito por idade e saiba como combatê-lo

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: