O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e o Instituto Mauricio de Sousa estabeleceram uma parceria para viabilizar a criação de uma revista inédita. Com isso, a Turma da Mônica lança revista de combate ao etarismo. O objetivo de sensibilizar crianças e adolescentes para questões como envelhecimento, inclusão e solidariedade.

Destinada ao público do Ensino Fundamental, a revista está programada para ser lançada durante o primeiro semestre de 2024. A criação do volume acontece por meio da colaboração entre o criador e desenhista Mauricio de Sousa e a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI) do MDHC, por meio de trocas de informações.

Maurício de Souza, criado da Turma da Mônica. Imagem para ilustrar a matéria sobre Turma da Mônica lança revista de combate ao etarismo. Crédito: Photocarioca/Shutterstock

Turma da Mônica lança revista de combate ao etarismo: qual é a importância do tema?

A criação da revista está alinhada a uma iniciativa do Estatuto da Pessoa Idosa. Nela, está estabelecida a inclusão de publicações abordando temas como o processo do envelhecimento, respeito e valorização dos idosos. Essa iniciativa tem o objetivo de diminuir o preconceito associado à idade.

O criador e desenhista já vinha manifestando a vontade de abordar com mais ênfase o tema da pessoa idosa. Ele destacou o fato de os personagens da Turma da Mônica conversarem com cinco gerações.

Para Maurício de Sousa, a criação de uma revista poderá levar mensagens positivas sobre a convivência entre as gerações.

“Por meio das histórias em quadrinhos, com uma linguagem de fácil compreensão, é possível disseminar mensagens positivas sobre a convivência entre as gerações. É importante mostrar às crianças e aos jovens que as pessoas idosas precisam ter seus direitos respeitados e que todos ganham com essa convivência mais próxima”, declarou o desenhista em comunicado.


E por falar em envelhecimento, o Instituto de Longevidade conta com o Programa de Benefícios ViverMais. Torne-se um associado e veja como ter uma aposentadoria mais plena, com diversos serviços exclusivos. Tenha acesso a descontos em medicamentos, teleconsulta, seguro de vida, entre outros.

Conheça o ViverMais e veja como ter mais qualidade de vida!

Leia também:

Desemprego longo pode ser causado pelo etarismo, aponta estudo

Combate ao etarismo: como ir além do modismo?

Confira frases que denunciam o etarismo e não deveriam ser usadas

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: