Bob Rohloff é um exemplo de que os sonhos não têm idade. Aos 91 anos de idade, o idoso desistiu de se aposentar para abrir o seu próprio negócio. Bob, que iniciou sua carreira como barbeiro em 1948, decidiu abrir sua barbearia em seu lugar favorito no mundo, em Hortonville, no estado de Wisconsin, Estados Unidos.

Sua carreira na barbearia começou como auxiliar de seu pai. Antes de estabelecer duas barbearias em Wisconsin, ele concluiu um curso profissionalizante. Em 1990, transferiu suas operações para o Arizona, se dedicando à profissão por 18 anos.

Bob se aposentou temporariamente nesse período, mas logo reconsiderou devido à saudade do ambiente e das conversas na barbearia. Em uma entrevista à CNBC, ele disse:

“Se aposentar não é fácil. É preciso se manter ativo, seja trabalhando ou com um hobby, e eu gostava muito do meu trabalho. É divertido vir para a barbearia, eu gosto do que eu faço e me sinto bem, então por que parar?”

Bob Rohloff em sua barbearia. Imagem para ilustrar a matéria sobre idoso desistiu de se aposentar. Crédito: Acervo Pessoal/Mark Karweick

Idoso desistiu de se aposentar ao conhecer pessoas que possuem os mesmos sonhos

Em 2010, ao regressar a Wisconsin, Bob encontrou emprego em uma barbearia, contudo, a vontade de empreender persistia. Em março deste ano, Mark Karweick, também barbeiro, entrou no salão em busca de oportunidades para retornar à sua cidade natal, Appleton, situada nas proximidades.

Após serem apresentados, Bob e Mark se tornaram sócios. Adquiriram equipamentos de barbearias antigas e dedicaram aproximadamente três meses para inaugurar oficialmente o empreendimento. A inspiração para a decoração foi retirada das barbearias clássicas, "Queremos manter a tradição viva", comentou o idoso que desistiu de se aposentar.

Bob acredita que a melhor parte de sua escolha é conhecer pessoas novas. "Não são apenas clientes, eles se tornam amigos. Temos clientes que nos trazem verduras de suas fazendas ou comida caseira. Isso não acontece nas cidades grandes”, comenta.

Na barbearia, não somente clientes novos recebem atendimento. Alguns deles eram clientes de Bob desde a infância. Agora, devido à mudança para fora da cidade, o barbeiro opera somente nas quintas e sextas-feiras. Ele fala que não consegue imaginar a vida sem a barbearia e afirma que só se aposentará quando não puder mais continuar trabalhando.  “Sou feliz demais para parar”, afirma.


Já imaginou receber conteúdos sobre saúde, trabalho, finanças e muito mais diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no nosso grupo do WhatsApp.


Leia também:

Babalaô Ivanir dos Santos: “Longevidade não pode ser lida só pela questão genética ou cronológica”

Roberto Sato e o poder da caminhada: volta ao mundo em 10 mil passos por dia

Minha Idade não me Define: mãe e filha se uniram para lutar contra o etarismo

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: