59% dos idosos com mais de 65 anos desejam fazer cursos de idiomas, desenho, pintura e outros temas, segundo a pesquisa Sonhos Brasileiros do Grupo Croma. O levantamento, publicado no início de 2024, revelou os maiores sonhos dos brasileiros de diferentes faixas de idade, incluindo os sonhos das pessoas acima de 65 anos.
Os desejos das pessoas mais velhas estão relacionados principalmente à saúde e ao bem-estar mental — por exemplo, 28% dos idosos responderam que sonhavam em praticar a meditação com frequência.
A área menos mencionada pelo público em geral foi política, mas pessoas acima de 65 anos foram na contramão e demonstraram mais interesse nela, sendo responsáveis por 39% das menções. Seus principais sonhos, nesse caso, são combater a corrupção e melhorar a infraestrutura de cidades e do ensino público.
A pesquisa ainda inclui desejos de categorias como realizações financeiras e moradia. Continue lendo para conferir os principais sonhos das pessoas acima de 65 anos!
Crédito: fizkes/Shutterstock
Os principais sonhos das pessoas acima de 65 anos
O maior sonho para pessoas com mais de 65 anos é fazer cursos de temas variados, segundo 59% dos respondentes da pesquisa do Grupo Croma. O aprendizado contínuo na terceira idade pode trazer uma série de benefícios para o cérebro, e esse sonho vai de encontro a vários estudos que indicam que a educação é um fator importante para reduzir o risco de déficit cognitivo.
E os sonhos da terceira idade também demonstram atenção à saúde mental: 28% responderam que queriam fazer meditação. Essa prática pode reduzir o risco de Alzheimer e melhorar a saúde emocional, proporcionando uma longevidade de qualidade.
Ainda há uma preocupação estética: 12% dos idosos responderam que têm o sonho de realizar um implante capilar. Porém, a pesquisa revela que desejos de mudar a aparência ou de realizar procedimentos são mais comuns entre pessoas abaixo dos 60 anos, quando estão prestes a alcançar a terceira idade. Isso coincide com outros estudos, que indicam que a longevidade aumenta a procura por cirurgias plásticas depois dos 50 anos.
Pensando em moradia, 26% responderam que têm o sonho de reformar sua própria residência. Essa vontade pode ter várias origens, seja para melhorar o imóvel ou para tornar a casa adaptada para idosos. Por outro lado, outros 22% querem mudar de residência.
Já no campo da política, o grande desejo dos idosos é combater a corrupção, de acordo com 44% das pessoas entrevistadas. Em segundo lugar vem aumentar o investimento em educação pública, com 35%, o que indica uma preocupação com a qualidade de ensino oferecido pelo governo.
Por último, com 22%, aparece o sonho de investir mais em urbanização e infraestrutura. Esse é um ponto que se relaciona diretamente com a qualidade de vida, e indica se a cidade está preparada para o envelhecimento da população.
Ainda tem desejos a serem realizados? Então conheça a Previdência Vida Toda da MAG Seguros e descubra como a o melhor caminho para realizar os seus sonhos investindo com qualidade!
Leia também:
Envelhecer com saúde: confira estratégias que você pode aplicar para conseguir
Quer se tornar um superidoso? Confira hábitos para chegar bem aos 90