Seja pelo calor do momento ou por influência do álcool, muitas pessoas deixam a camisinha de lado. Com isso, acabam se expõem às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Não é à toa que, durante o carnaval, o Ministério da Saúde reforça a distribuição de preservativos. Para o Carnaval 2024, cerca de 700 mil preservativos serão distribuídos em eventos.

Com o slogan “Carnaval, respeito e proteção #TemQueTer”, a campanha do Ministério da Saúde tem o foco na prevenção às ISTs. Além disso, as peças publicitárias também reforçam a importância do respeito, da diversidade e da inclusão durante a folia. 

Mesmo que muitos acreditem que o foco é o público mais novo, “os mais velhos têm a mesma probabilidade de contrair DSTs”, destaca o ginecologista Élvio Floresti Junior. “Eles têm maior preocupação e se protegem mais. Porém, eexiste uma porcentagem considerável que, mesmo com toda a instrução, pensa que são apenas doenças de jovens e acaba não apenas se infectando como também transmitindo a doença para o parceiro”.

Os números mostram isso. Segundo dados do Ministério da Saúde, nos últimos anos, cresceu o número de pessoas com mais de 50 anos diagnosticadas com o vírus HIV. Em 2000, eram 8,64%; em 2010 (até junho), a fatia chegou a 17,23%. E outras doenças também preocupam. “O HPV (abreviação de Vírus do Papiloma Humano) ainda é muito prevalente, e a gonorreia e a clamídia também são frequentes”, afirma o especialista.

Um casal idoso dançando junto em um bloco de carnaval de rua. Imagem para ilustrar a matéria sobre preservativos. Crédito: Luis War/Shutterstock

Preservativos são essenciais em todas as idades

Apesar de o uso de preservativos ser a melhor prevenção, “ainda existe um preconceito entre muitos homens”, diz Floresti Junior, explicando que muitos receiam perder a ereção. Especialistas dizem que os mais velhos tendem a ver camisinhas primeiramente como uma medida contraceptiva. As mulheres, que já não temem uma gravidez não desejada, não insistem em seu uso.

Na pós-menopausa, afirma o ginecologista, as paredes vaginais ficam mais finas e ocorre a diminuição de sua lubrificação. O que pode colocar as mulheres em um risco mais elevado para infecção ao HIV durante a relação sexual. “Pelo déficit de estrógeno - que, além da elasticidade vaginal, dá uma maior proteção na mucosa -, a vagina fica menos protegida. Consequentemente está mais exposta a lesões durante as relações sexuais”, explica Floresti Junior. “E essas lesões ulceradas são mais vulneráveis às ISTs. E, quando comparamos a mulher com o homem, ela é mais vulnerável”, sinaliza.

De acordo com o Ministério da Saúde, apesar do fluxo de informações sobre as ISTs e do acesso aos métodos de proteção, o Brasil enfrenta uma epidemia de casos de HIV. Em 2021, 40,8 mil casos e outros 35,2 mil casos de aids foram notificados. São cerca de 40 mil novos infectados por ano. 


Com o Programa de Benefícios ViverMais, os associados contam com atendimento 24 horas para emergências, análise de sintomas e outros tipos de consultas por telefone ou vídeo chamada.

Além disso, médicos estão disponíveis para dar uma segunda opinião, novo diagnóstico ou ajudar em protocolos de tratamento de doença grave.

Torne-se um associado e tenha esses e outros benefícios na palma de suas mãos.

Leia também:

Dicas de carnaval para idosos: 5 cuidados que você precisa ter

Sexo na velhice ajuda a manter o cérebro saudável, segundo pesquisa

Hábitos saudáveis para viver mais: estudo aponta 8 dicas para ter mais 24 anos de vida

Compartilhe com seus amigos