Aquele multiprocessador supercompleto comprado quando você queria provar todo o seu potencial na cozinha, mas que há mais de cinco anos não é usado; roupas em bom estado que não servem mais; livros que já foram lidos e hoje só ocupam espaço de outros que poderiam chegar para novas leituras; e toda a sorte de objetos usados em sua casa podem ter um destino mais útil: serem vendidos a quem precise deles.
Mas como encontrar essas pessoas? Uma forma prática são os sites de vendas de objetos usados. Por meio deles, você faz um anúncio, publica fotos e descrições do produto, estabelece um preço e aguarda os interessados, tudo sem sair de casa.
Há as plataformas que vendem de tudo, como a OLX e o Mercado Livre, e outras especializadas, como o Enjoei, de roupas e acessórios, e a Estante Virtual, exclusiva para livros.
Para conseguir chamar a atenção dos possíveis compradores, é preciso ter fotos de boa qualidade, fazer uma descrição fiel do produto e colocar preços justos. Cumprir prazos de entrega também são diferenciais para obter boas notas nos sites e conquistar a confiança dos clientes.
Não se arrisque: envie o produto apenas depois de finalizados os procedimentos de pagamento e, se for entregar o artigo pessoalmente, procure marcar o encontro em local público e seguro.
Listamos dez plataformas que fazem essa intermediação. Antes de decidir onde vai vender seu material, faça uma pesquisa na internet sobre a reputação da empresa, observe as condições exigidas para se tornar um vendedor e confirme se o público-alvo alcançado por ela é o mesmo que compraria seus artigos.
O Procon-SP tem uma lista com sites que foram alvos de reclamações por irregularidades na prática de comércio eletrônico e não responderam ao órgão. Para consultá-la, clique aqui.
ONDE GANHAR DINHEIRO COM O DESAPEGO DE OBJETOS USADOS
Foto: Desapego
Roupas, calçados e acessórios usados podem ser anunciados no site. Antes que ele entre para a vitrine, no entanto, é feita uma análise para comprovar a qualidade. O Desapega faz a intermediação do pagamento, e a entrega é de responsabilidade de quem anuncia. É cobrada uma taxa de 17% sobre a mercadoria vendida.
2. DescolaAí
Foto: DescolaAí
Site que permite tanto a venda quanto a troca de objetos usados, incluindo CDs, livros, ferramentas e eletrônicos. Anúncios não são cobrados, mas há uma taxa de 10% sobre vendas.
3. Ebay
Foto: Ebay
Após um cadastro, é possível vender todo tipo de objetos usados, incluindo obras de arte. Os 20 primeiros anúncios são gratuitos, e a taxa cobrada sobre o total da venda é de 10%.
4. Enjoei
Foto: Enjoei
O site aceita anúncios de roupas, calçados e acessórios usados. É cobrada uma taxa de 20% sobre o valor da venda e de R$ 2,15 por anúncio sempre que a venda for efetivada. Se o produto não for vendido, não é cobrado nada. A entrega é de responsabilidade do vendedor, e as transações financeiras são feitas via Moip (sistema de pagamentos on-line).
Foto: Estante
Site que reúne livros de sebos de todo o país. Para anunciar obras usadas para venda, é preciso fazer um cadastro e escolher um plano de assinatura. O valor mensal é de R$ 49,90 para quem tem até 2.000 livros, por exemplo. Há cobrança de taxa por pedido registrado.
Foto: MercadoLivre
Permite vender produtos variados, desde que seu consumo seja legal, e não cobra taxa por anúncios para artigos usados. Tem uma plataforma própria de pagamentos, a MercadoPago, e acompanha as transações feitas por esta ferramenta. Sempre que uma negociação for finalizada, há cobrança de uma tarifa variável de acordo com o plano escolhido.
7. OLX
Foto: OLX
Site de classificados que reúne anúncios gratuitos de produtos usados e seminovos de várias categorias, com alcance em todo o país. Não faz intermediações de transações financeiras e informa quantas pessoas estão acessando a oferta.
8. Que barato!
Foto: Que barato
Site de classificados com produtos das mais variadas categorias, além da possibilidade de comercializar serviços (como aulas de culinária), com anúncios gratuitos. Não cobra comissão.
9. Remobile
Foto: Remobile
Móveis e itens de decoração usados podem ser anunciados no site, após análise da situação geral. É cobrada uma taxa de 20% sobre o valor de venda, e os custos de retirada e entrega do produto são repassados ao comprador.
10. Tradr
Foto: Tradr
Aplicativo para iPhone e Android em que é possível anunciar fotos dos produtos e curtir quando se tem interesse em algo. Permite que o vendedor entre em contato com os interessados e combinem a negociação. O diferencial é que ele busca atingir pessoas que morem próximo a você ou sejam de seu círculo de amigos.