Na última segunda, dia 11, a conta da Janja foi invadida na rede social X, antigo Twitter. Após a conta da primeira-dama ter sido hackeada, o hacker fez diversas publicações com ofensas, xingamentos e até conteúdos pornográficos, fingindo ser a Janja.

A invasão de contas nas redes sociais não é algo novo. A conta da Janja foi invadida, possivelmente por alguém que não concorda com seu posicionamento político. Porém, na maioria dos casos, as invasões são feitas para praticar golpes.

A conta da Janja foi invadida por volta de 21h30 e ela precisou lidar com esse tipo de problema. Porém, sendo a primeira-dama, tem suporte para recuperar o domínio de sua rede social. Nem todas as pessoas possuem essa ajuda e, por esse motivo, saber como se proteger nas redes sociais é essencial. Veja como!

Um celular com uma conta do aplicativo X aberta. Ao fundo, a antiga logo do Twitter. Imagem para ilustrar a matéria sobre conta da Janja foi invadida. Crédito: bluecat_stock/Shutterstock

Conta da Janja foi invadida: como se proteger e recuperar?

Existem formas de deixar as contas digitais, tanto de redes sociais quanto de outras plataformas (e-mail, contas de bancos etc.), mais seguras. Veja abaixo alguns passos para seguir.

Use senhas mais seguras

Elabore senhas mais longas, que sejam mais desafiadoras para possíveis palpites por tentativa e erro. Uma sugestão é criar senhas mais criativas, usando frases ou letras de músicas significativas para você.

Além disso, escolha usar letras maiúsculas e minúsculas, assim como números e caracteres especiais, tais como @ e $.

Um ponto importante é evitar usar as mesmas senhas em diversos lugares. Para evitar senhas óbvias, crie senhas na forma de frases, pois são de fácil memorização e desafiadoras de serem descobertas.

Faça verificação em duas etapas

Diversas plataformas de redes sociais têm algum tipo de autenticação em duas etapas. Quando essa função está habilitada, o usuário não apenas utiliza sua senha, mas também um código recebido por SMS ou gerado por um aplicativo no celular para acessar a conta.

Ou seja, uma forma muito mais segura para acessar a conta. Além de trazer mais segurança contra ataques, uma vez que um invasor não conseguirá acessar a conta somente com a senha. Será necessário também ter acesso ao celular do usuário.

Tome muito cuidado com links nas redes sociais

Nas redes sociais, muitas vezes são usados link reduzidos. Esses links são compostos por letras e números e são difíceis de identificar para onde o link irá te levar.

Evite clicar nesses links, mesmo em perfis de redes sociais que você acesse e conheça.

Como recuperar uma conta invadida

No caso da Janja, a recuperação é mais simples, já que ela é uma figura de autoridade. Mas, em geral, a recuperação pode ser um processo um tanto complexo para os usuários comuns.

Geralmente, para recuperar uma conta, é necessário o suporte de profissionais para recuperar suas contas. No caso de e-mails, a recuperação frequentemente envolve procedimentos que podem exigir até mesmo ações judiciais para recuperar o acesso ao e-mail.

Por isso a importância de manter as contas sempre protegidas.


O ViverMais é o programa de benefícios do Instituto de Longevidade que dá suporte tecnológico para seus associados.

Dessa forma, aqueles que possuem alguma dificuldade digital podem contar com ajuda profissional para o uso de celulares, tablets ou computadores.

Torne-se um associado e tenha esse e outros benefícios na palma de suas mãos. 

Leia também:

Segurança na internet: conheça 7 hábitos para garantir mais proteção

Cadastro por CPF: até onde é seguro fornecer os seus dados?

Que tal contar com apoio tecnológico diário para tirar qualquer dúvida?

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: