Uber: um aplicativo polêmico por onde passa, que provoca manifestações e até brigas por envolver uma categoria tradicional (a dos taxistas) e questões trabalhistas (os motoristas não são funcionários da empresa), exigindo que as cidades repensem a mobilidade e a própria regulamentação do serviço.

Na prática, segundo ela própria, a Uber é uma companhia de tecnologia que oferece uma plataforma para conectar motoristas parceiros com usuários em busca de viagens confiáveis e mais baratas do que os táxis.

Os números são representativos. Nascida em 2010, a empresa está no Brasil desde 2014, presente em 34 cidades por aqui e em ao menos 480 em todo o mundo. Conta mais de 1,5 milhão de motoristas ativos, sendo 50 mil motoristas no nosso país. Os usuários são 4 milhões de brasileiros e mais de 50 milhões ao redor do mundo. Em junho do ano passado, completou 2 bilhões de viagens.

No início, a Uber ficou conhecida por oferecer um serviço de mais qualidade do que os táxis, com motoristas engravatados, cordiais, que sempre têm à disposição água e balas. Hoje, em São Paulo, por exemplo, onde foi regulamentada pela prefeitura, nem sempre há tudo isso, mas as viagens continuam sendo acessíveis e muita gente tem deixado de usar o carro para pedir um motorista pelo aplicativo.

A jornalista Gladis Henne Éboli, 53 anos, é um exemplo. Apesar de ter automóvel, ela usa o serviço da Uber há cerca de dois anos, principalmente quando é dia do rodízio de sua placa ou quando quer sair e tomar alguma bebida alcoólica.

Uber A jornalista Gladis Henne Éboli, 53 anos, que usa o Uber principalmente quando é dia de rodízio do seu carro; Crédito: Arquivo Pessoal.

“É muito prático, confortável e tem uma boa relação custo-benefício. A única ressalva que faço é que o motorista não pode rodar em corredores e faixas exclusivas de ônibus [em São Paulo], então, muitas vezes, o táxi é mais rápido” avalia. Quando tem de sair no meio do expediente, a jornalista diz que acaba pedindo um táxi, para tentar driblar o trânsito.

A principal vantagem do Uber, afirma Gladis, é a segurança de já saber o valor da corrida antes de pedir o carro, além do pagamento simples e rápido por cartão de crédito. “O aplicativo é simples de usar, não tive dificuldade nenhuma.”

A jornalista diz ser “heavy user” de tecnologia e mídias sociais: “Tenho Snapchat, Twitter, Instagram, Facebook… Converso com meus amigos, parentes, me informo o tempo todo”. Para ela, “a idade está na cabeça; se você decide viver com qualidade e atualizado, tem de mergulhar nesse mundo de novidades. Assim, nossa alma não envelhece”.

Quer testar o serviço da Uber? Leia a seguir como instalar o aplicativo e começar a usá-lo!

Cadastro - Após baixar o aplicativo em seu celular, é necessário preencher uma ficha com seus dados. Se preferir, é possível fazer o cadastro pelo computador, neste link.

Destino - No campo “para onde?”, informe o endereço de destino.

Ponto de partidaDefina também o local de embarque, digitando o endereço ou confirmando o lugar sugerido pelo localizador do GPS.

Valor da viagem - O aplicativo vai, então, buscar algum motorista nos arredores e dar uma estimativa de preços por categoria oferecida. Escolha a que mais lhe agrada, assim como a forma de pagamento (além do cartão de crédito, dinheiro é aceito em algumas cidades).

Motorista - Quando um motorista aceitar sua solicitação, você terá acesso aos dados dele (nome) e do carro (modelo e placa).

Cancelar - Errou o pedido ou desistiu de sair? É possível cancelar a corrida, mediante um pagamento de uma tarifa se a solicitação tiver ocorrido há mais de cinco minutos. O primeiro cancelamento não é cobrado.

Chegada do carro - O app irá mandar uma notificação quando seu motorista estiver chegando. Também é possível acompanhar o trajeto dele até o ponto de embarque pelo mapa do aplicativo.

Pagamento - Finalizada a corrida, se a opção de pagamento foi por cartão de crédito, você só precisa agradecer ao motorista e descer: a cobrança é automática, não é necessário nem passar o cartão numa maquininha nem digitar código nenhum no aplicativo.

Estrelas - Ao final da corrida, lembre-se sempre de avaliar o serviço prestado, o que contribui com seu aperfeiçoamento. E saiba: o motorista também vai avaliar o passageiro!

Compartilhe com seus amigos