O conceito de "asilo" já é coisa do passado. Hoje, os idosos no Rio de Janeiro podem contar com opções modernas e luxuosas de moradia. Elas são conhecidas como residências 5 estrelas para idosos. Essas novas alternativas oferecem muito mais que um simples lugar para viver. Elas proporcionam uma gama de confortos e atividades, incluindo cinema, salão de beleza e cozinha terapêutica

Segundo o último Censo do IBGE, o Rio de Janeiro é um dos estados com o maior número de idosos do país. Como a percepção sobre a terceira idade mudou drasticamente. Com uma população cada vez mais ativa, as empresas viram crescer a demanda por moradias. Uma forma de oferecer mais do que um teto. As residências 5 estrelas para idosos surgem como uma resposta a essa nova realidade, substituindo o antigo modelo de asilo por ambientes luxuosos e socialmente estimulantes.

Residências 5 estrelas para idosos são reflexo do crescimento da economia prateada

A chamada economia prateada já é a terceira maior atividade econômica global. Inspirados por modelos de senior living na Europa e nos Estados Unidos, desenvolvedores no Brasil têm criado projetos inovadores. Um exemplo é a superquadra de Barcelona, onde condomínios coexistem com moradias para famílias, escolas e praças, promovendo uma convivência intergeracional.

Com as mudanças de perspectivas, os Institutos de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) passaram por uma grande transformação. Hoje, muitas dessas instituições oferecem estruturas de alto padrão e atividades variadas para estimular a rotina social dos residentes. No estado do Rio de Janeiro, o número de ILPIs cresceu significativamente. Existem até o que oferecem serviços de hotelaria, fisioterapia e entretenimento.

Um casal em um spa, em modelos de residências 5 estrelas para idosos. Crédito: PeopleImages.com - Yuri A/Shutterstock

Exemplos de residências 5 estrelas para idosos

O Cora Residencial Premium, na Barra da Tijuca, é um exemplo de residência 5 estrelas para idosos. O local combina luxo e cuidado especializado. Com infraestrutura completa, incluindo piscina aquecida, cinema e salão de beleza, o Cora oferece um ambiente repleto de atividades para seus moradores. Outro exemplo é o Residencial Israelita RJZ, que será inaugurado em Copacabana. O espaço oferece 68 quartos em um antigo hotel retrofitado, com foco na filantropia e no bem-estar dos idosos.

Alternativas acessíveis

Além das opções de luxo, há diversas alternativas acessíveis para a socialização dos idosos. A Secretaria Municipal do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, por exemplo, mantém casas de convivência que oferecem atividades gratuitas. Lá, é possível praticar ioga, capoeira. Programas estaduais também proporcionam atividades físicas e de reabilitação, contribuindo para o objetivo de envelhecimento saudável estabelecido pela ONU.

Um novo modelo de moradia veio para ficar, e as residências 5 estrelas para idosos no Rio de Janeiro representam o futuro da moradia sênior, combinando conforto, atividades estimulantes e um ambiente que promove a socialização e a qualidade de vida.


Pensando em levar mais qualidade de vida para pessoas com 60 anos ou mais, o Instituto de Longevidade MAG criou o Programa de Benefícios ViverMais. Com a iniciativa, associados possuem benefícios como descontos em medicamentos, tele saúde, cursos de requalificação, seguro de vida, entre outros serviços.

Faça parte do Programa ViverMais e veja como ter uma aposentadoria mais plena!

Leia também:

Modelos de moradia para pessoas idosas: como poderiam ser melhores?

Casa compartilhada: um novo conceito para moradia durante o envelhecimento

Idosos que moram sozinhos são, na maioria, mulheres: como conquistar autonomia e segurança?

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: