Parece incoerente, mas alguns cuidados com a casa visando o nosso bem estar, quando feitos de forma incorreta, podem até mesmo afetar a saúde dos moradores. Aliás, é bastante provável que quem repita tais práticas nem desconfie que a limpeza, em algum momento, possa colocar o organismo em risco.

A boa notícia é que, apesar de serem situações que chegam a comprometer a qualidade de vida, podem ser minimizadas com ajustes no dia a dia. A seguir, listamos algumas práticas que costumam ser nocivas e a maneira mais "saudável" de adotar tais cuidados com a casa.

Cuidados com a casa para ter durante o inverno e durante todo o ano

Evite combinações de produtos caseiros

Combinar água sanitária com algum tipo de ácido ou misturá-la com amônia para limpeza da casa, por exemplo, é um tanto arriscado, segundo o biomédico Roberto Martins Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria. "Isso provoca a liberação de gás cloro, que é altamente tóxico", diz. A sugestão do especialista é usar um produto por vez, cada qual com sua finalidade, sem fazer qualquer mistura.

Manter a cama arrumada é correto?

Você é da turma que arruma a cama assim que acorda? Então melhor rever isso. O biomédico explica que cada indivíduo perde de 1 a 2 litros de água por dia – grande parte durante a noite, na cama. Estender o lençol e a colcha logo pela manhã significa deixar a área mais abafada e, consequentemente, perfeita para o desenvolvimento de ácaros, que causam asma, rinite, dermatite de contato, entre outros problemas.

Uso excessivo de umidificador não é uma boa ideia

Recorrer a umidificadores para melhorar a secura do ambiente é um dos cuidados com a casa mais comuns. Só que, quando utilizado além da conta, torna-se prejudicial. "Deve ser usado por curto período (por volta de 1 a 2 horas), quando o tempo está muito seco. Se deixarmos o umidificador ligado a noite inteira, vai acumular gotículas de água na parede e formar mofos", avisa Fausto Nakandakari, otorrinolaringologista do Hospital Sírio Libanês.

Evite a demora para lavar as roupas de inverno

Há quem tenha o hábito de lavar todas as roupas de temporada (sobretudo as de inverno) antes de guardá-las e, quando a estação fria volta, só as tira do armário, diretamente para o corpo. É um erro, segundo o otorrinolaringologista. O correto é lavar antes de retomar o uso também, eliminando a possível presença de ácaros, traças e mesmo fungos.
Entre os cuidados com a casa, arrumar a cama do jeito correto é importante. Crédito: pikselstock/shutterstock

Cuidado com o uso de inseticidas

Os cuidados com a casa, invariavelmente, incluem afastar qualquer tipo de inseto inconveniente. Geralmente isso é feito com ajuda de inseticidas que, de acordo com Dr. Bactéria, têm um grau de toxicidade capaz de afetar as vias aéreas. "A maioria deles é à base de um grupo chamado piretróide, bastante tóxico e irritativo", comenta.

Para afastar os insetos indesejados, o médico recomenda adotar combinação de álcool (1 litro) e um pacotinho de cravos. "Deixe a mistura em uma vasilha por uma semana, mexendo de vez em quando. Depois, embeba um pano de chão e passe a mistura no chão. Não é tóxico e muito eficiente", garante o biomédico. Saquinhos de cravos dentro de gavetas também espantam baratas e formigas.

Não coloque o colchão e travesseiro no sol

Outro cuidado que as pessoas adotam, imaginando estarem agindo de forma correta, é colocar colchões e travesseiros para tomar um solzinho. Entretanto, o biomédico explica que, se a intenção é matar bactérias e outros microcorpos, o contato com os raios ultravioletas será apenas superficial. "Ocorre apenas um aquecimento, o que acaba facilitando a alimentação dos ácaros", diz. Ele recomenda o uso de protetores que fecham com zíper, que sejam impermeáveis por dentro e de algodão por fora. Assim, evitam a passagem de suor ou qualquer coisa que umedeça e propicie a proliferação de bactérias.

Não use espanador para limpar

Para a limpeza ser eficaz, a poeira deve ser removida, não espalhada. "O uso de espanador e de alguns aspiradores podem apenas mudar o lugar da poeira – diretamente, como faz o espanador, ou de forma indireta, sendo sugada e devolvida pelo próprio motor do aspirador sem filtro", alerta Regina L. B. Matielo, infectologista infantil do Hospital Sepaco.

Para resolver o problema, recomenda-se usar pano úmido e, na sequência, pano seco, evitando a umidade desnecessária. Melhor ainda é adotar aspiradores com filtros potentes ou que tenham sistema para jogar a poeira dentro de um dispositivo com água.

Retire o lixo frequentemente

Há quem mantenha lixos com tampas para alocar o descarte até o dia da coleta pública. O infectologista André Neves Alves esclarece ser necessário retirar o lixo diariamente e, até que não seja recolhido, deve ser mantido em sacos bem fechados e em local arejado.

Toalhas penduradas? Nem pensar

Como as bactérias se proliferam na umidade, também está proibido deixar toalhas de banho e tapetes molhados no banheiro. O mesmo vale para panos de prato e guardanapos na cozinha. Segundo o infectologista, devem ser pendurados em locais arejados ou ao sol, para que sequem logo.

Cuidados com a casa ajudam a saúde mental

Manter uma casa arrumada e limpa não é só questão de higiene e garantia de saúde para o organismo. É, também, benefício para a saúde mental. "Significa satisfação pessoal e diminuição do estresse", afirma Regina Matielo. Para a infectologista, ambientes aconchegantes, arrumados e sem acúmulo de peças inúteis ou quebradas diminuem a poluição visual, facilitam a movimentação e o encontro do que é necessário, o que traz mais conforto e segurança.

"Certamente essas características também contribuem para diminuir o estresse do dia a dia e colaboram para a saúde."

Cuidar de sua saúde também é importante

Cuidar da saúde e da manutenção adequada da sua casa também é cuidar da sua Longevidade Financeira. Afinal, quanto mais saudável, menos gastos você terá com despesas hospitalares e medicamentos, por exemplo. Pensando nisso, o Instituto de Longevidade criou o Programa de Benefícios ViverMais.

Com o Programa ViverMais, os associados contam com atendimento 24 horas para emergências, análise de sintomas e outros tipos de consultas por telefone ou vídeo chamada. Além disso, médicos estão disponíveis para dar uma segunda opinião, novo diagnóstico ou ajudar em protocolos de tratamento de doença grave.

Torne-se um associado e tenha esses e outros benefícios na palma de suas mãos.
Botão escrito Aderir ao Programa ViverMais

Leia também:

Violência contra a pessoa idosa: Instituto de Longevidade lança cartilha de prevenção

Tele Saúde e Segunda opinião médica estão entre os benefícios do Programa ViverMais

O que comer para viver mais? Veja o que diz novo estudo

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: