“Foi um fracasso”, lembra o aposentado Ivens Kawamata sobre a decisão de abandonar o tabagismo, aos 25 anos de idade. Havia começado aos 13 anos, escondido, e tinha consciência de que o vício era prejudicial à saúde. Mas, na tentativa de se desvencilhar da nicotina, passou a abusar do álcool. Ao se dar conta, estava com o cigarro novamente. Foram mais três investidas depois dessa. Até conseguir parar de fumar depois dos 50 anos.

Largar o vício é um caminho árduo, na medida em que combina dependência química e fatores comportamentais. Mas homens e mulheres têm conseguido vencer essa batalha. No Brasil, o índice de fumantes diários caiu de 29% para 12% entre homens e de 19% para 8% entre mulheres, de 1990 a 2015, segundo estudo publicado no periódico científico “The Lancet”. Parte dessa redução se deve também a quem passou da quinta década de vida. Porém, nem tudo são flores. De acordo com dados do INCA, no período pré-pandemia, pessoas entre 55 e 64 anos representaram a maior prevalência de fumantes no país. Um total de 17,4%.

Para Kawamata, deixar o tabagismo foi um processo de idas e vindas. Na segunda vez que parou, abandonou o maço, mas manteve os passeios ao pátio de empresa, um local arborizado que servia de fumódromo aos trabalhadores. Resistiu à tentação, até que aceitou um cigarro de um dos colegas. “Fiquei mal”, desabafa ele. Um ex-fumante, diz o aposentado de mais de 75 anos, não pode mais colocar um cigarro na boca, sob risco de recaída.

Aos amigos e à família, dizia que fumava um maço, mas confessa que eram dois por dia – um total de 40 cigarros. Não tinha comprometimento de saúde, mas indicação do cardiologista para parar. Pediu para o médico receitar um medicamento que o auxiliasse na jornada contra o vício. “Resisti muito a parar de fumar”, conta. Mas, num dia frio de julho, jogou o maço fora – depois de mais de 50 anos como tabagista.

Com o fim do vício, diz ter ganhado capacidade olfativa e sentido com mais intensidade os aromas. Revela ainda que as pequenas confusões, como apertar o botão errado do elevador quando ia deixar o lixo na garagem, começaram a ficar menos frequentes.

“Descobri que, na minha vida, meu maior companheiro foi o cigarro. Convivi mais tempo com ele do que com qualquer pessoa”, avalia, afirmando que o amigo deixou saudades. “Foi uma das melhores decisões da minha vida. Eu me sito muito satisfeito.”

Quem também se orgulha da decisão de abandonar o tabagismo é Maria Isabel Franco de Campos. “Fiquei lutando mais de um ano”, conta ela, que conseguiu parar de fumar depois dos 50 anos.

A saúde foi a principal motivação: o vício havia comprometido os dentes, o que a obrigou a fazer um longo e custoso tratamento no dentista. A voz sumia. Sem contar a falta de fôlego e disposição que apresentava, dados os dois maços que fumava por dia.

Mas, recorda ela, fumar era gostoso. “Comecei aos 25 anos porque achava bonito”, conta a aposentada. Até que, após algumas tentativas, resolveu dar um basta num dia 13 de dezembro. “Eu me olhei no espelho, lembrei que era Dia de Santa Luzia e isso me deu forças.” Manteve o maço e passou a cronometrar quanto tempo passava sem acender um cigarro. Cada minuto era uma vitória.

No início, andava com um pacote de biscoito na bolsa. Quando batia a vontade de fumar, comia, o que fez com que engordasse quatro quilos. A estratégia, no entanto, deu certo e aplacou a fissura causada pela falta de nicotina.

A saúde melhorou, começou a praticar esportes e abandonou o hábito de ficar ao lado de quem estava fumando, para sentir o cheiro da fumaça. Parar de fumar depois dos 50 anos fez com que voltasse a ter disposição e a se sentir melhor.

Segundo o oncologista Tiago Kenji, especialista em câncer de pulmão do Instituto de Oncologia do Hospital Santa Paula, os benefícios de parar de fumar são muitos e incluem redução da ansiedade e do risco de calvície. Há ainda a normalização da pressão sanguínea após 20 minutos sem fumar e a redução do risco de infarto.

Um fumante triste. Imagem para ilustrar a matéria sobre parar de fumar depois dos 50. Crédito: sebra/shutterstock

Dicas para quem deseja parar de fumar depois dos 50

  1. Ter paciência, já que a cessação do hábito costuma acontecer após algumas tentativas.
  2. Buscar apoio de grupos antitabagistas.
  3. Procurar um médico, que pode receitar medicamentos ou adesivos.
  4. Evitar bebidas alcoólicas e café.
  5. Beber água, mascar chiclete ou comer um doce quando tiver vontade de fumar.
  6. Fazer atividade física, especialmente natação, caminhada, corrida e ciclismo.
  7. Procurar apoio de familiares e amigos nessa jornada.

Precisa de ajuda para parar de fumar depois dos 50 anos? O Ministério da Saúde, em parceria com os estados, oferece programas gratuitos que podem te ajudar.


Parar de fumar depois dos 50 anos pode exigir uma ajuda médica ou psicológica. E, para isso, o Programa de Benefícios ViverMais pode te ajudar. Com o Programa ViverMais, os associados contam com atendimento 24 horas para emergências, análise de sintomas e outros tipos de consultas por telefone ou vídeo chamada.

Além disso, médicos estão disponíveis para dar uma segunda opinião, novo diagnóstico ou ajudar em protocolos de tratamento de doença grave.

Torne-se um associado e tenha esses e outros benefícios na palma de suas mãos.

Botão escrito Aderir ao Programa ViverMais

Leia também:

Dia Nacional de Combate ao Fumo: como educação financeira pode te ajudar a parar de fumar

Como você se imagina daqui a 10, 20 anos?

Hábitos saudáveis para você começar hoje, de acordo com a sua idade

Compartilhe com seus amigos