Uma pesquisa conduzida na Universidade de Zurique revelou que existem hábitos que desaceleram o processo de envelhecimento. Eles podem ser decisivos para manter a saúde e a qualidade de vida por mais tempo. O estudo "DO-HEALTH" demonstrou que a combinação de vitamina D, ômega-3 e treinamento de força simples impacta diretamente o envelhecimento biológico.

A pesquisadora Heike Bischoff-Ferrari liderou a investigação, que contou com 777 participantes com mais de 70 anos. Durante três anos, os cientistas analisaram os efeitos desses três fatores, isolados e combinados, no organismo dos voluntários. Para isso, utilizaram uma ferramenta chamada "relógios epigenéticos", que mede as alterações químicas no DNA relacionadas ao envelhecimento.

Hábitos que desaceleram o processo de envelhecimento incluem suplementação e exercícios

Os resultados apontaram que a suplementação com ômega-3 desacelerou o envelhecimento biológico em até quatro meses. A vitamina D e o treinamento de força também apresentaram efeitos positivos na prevenção da fragilidade precoce, na redução do risco de câncer e na melhora da saúde geral. Entretanto, a maior surpresa foi que a combinação dos três elementos gerou um impacto ainda mais significativo.

Uma mulher idosa praticando musculação. Imagem para ilustrar a matéria sobre hábitos que desaceleram o processo de envelhecimento.

Principais hábitos para um envelhecimento mais saudável

  • Uso de vitamina D: a vitamina D auxilia na absorção de cálcio, fortalece ossos e melhora a imunidade.

  • Consumo de ômega-3: o ômega-3 possui propriedades anti-inflamatórias e protege a saúde cardiovascular.

  • Treinamento de força: o treino é capaz de melhorar a massa muscular e reduz o risco de quedas.

"Este resultado amplia nossas descobertas anteriores do estudo DO-HEALTH, no qual esses três fatores combinados tiveram o maior impacto na redução do risco de câncer e na prevenção da fragilidade precoce", afirmou Heike Bischoff-Ferrari.

A pesquisa destaca a importância de um estilo de vida equilibrado para retardar o envelhecimento e reforça que esses hábitos podem beneficiar qualquer pessoa, independentemente da idade ou condição física. Especialistas recomendam que esses três elementos sejam incorporados à rotina para garantir um envelhecimento mais saudável e ativo.


Quer ter acesso a uma série de benefícios para viver com mais qualidade de vida? O Programa ViverMais tem serviço de Tele Saúde, descontos em medicamentos, mais de 200 cursos com certificado, seguro de vida e assistência residencial, entre outros.

Fale com nossos consultores e saiba mais!

Leia também:

Healthspan: existe diferença entre viver mais e viver melhor?

Você está preparado para um envelhecimento saudável?

Adotar hábitos saudáveis é possível: siga esses 7 passos e veja como é fácil

Hábitos saudáveis para você começar hoje, de acordo com a sua idade

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: