A televisão é uma das distrações mais comuns dos idosos. Segundo dados da Kantar Media de 2022, 91% dos espectadores com mais de 60 anos consomem frequentemente os canais da TV aberta. Porém, assistir menos televisão e praticar mais atividade física é muito importante para a saúde e longevidade.

Um estudo publicado recentemente na JAMA Network Open ressaltou que comportamentos sedentários impactam a saúde. “Nossa mensagem principal é que substituir o tempo de TV por atividade física leve, atividade física moderada a vigorosa e sono é benéfico para um envelhecimento saudável”, afirma o autor sênior do estudo, Molin Wang. Ele é professor associado de medicina no departamento de epidemiologia da Escola de Saúde Pública T.H. Chan de Harvard.

O estudo foi realizado ao longo de vinte anos. Durante o período, os pesquisadores acompanharam informações do Nurses’ Health Study. Foi observado o tempo que as pessoas passavam sentadas no trabalho, em casa e assistindo televisão. Também foram analisadas as horas em pé ou caminhando em casa e no trabalho. Foram acompanhados dados de mais de 45 mil pessoas 50+ que estavam livres de doenças crônicas.

Homem que deveria assistir menos televisão e está comendo pipocaCrédito: Stock Asso/Shutterstock

Assistir menos televisão é fundamental para viver mais

O estudo mostrou que cada duas horas assistindo TV podem ser associadas a 12% menos chances de envelhecer de forma saudável. Por envelhecimento saudável, o estudo entende que é não ter doenças crônicas graves, não ter comprometimento da memória subjetiva, e manter a saúde física e mental.

Quem decidiu assistir menos televisão e acrescentar duas horas de atividade física leve à rotina aumentou em 6% as chances de envelhecer de forma saudável. Neste caso, vale até realizar ações como lavar louça, arrumar a cama, dirigir ou caminhar devagar.

E quem realmente não consegue se livrar do hábito de assistir a telinha, pode combinar as duas coisas. Basta não ficar sentado o tempo todo e tentar assistir enquanto se movimenta de alguma forma.

Assistir menos TV é bom, mas ficar menos tempo sentado é melhor ainda

A grande questão relacionada ao ato de assistir tv é a grande quantidade de horas em que os idosos permanecem sentados. É algo semelhante ao ato de passar horas em frente ao computador que, geralmente, envolve os mais jovens.

Quem fica muito tempo sentado acaba tendo menos oportunidades de realizar outras atividades e se tornar mais ativo. E estar em movimento é algo fundamental para garantir a saúde. Um estudo realizado em 2017 mostrou, inclusive, que há uma relação entre o tempo que se passa sentado e a morte precoce por qualquer causa.

É fundamental, portanto, que além de considerar assistir menos televisão, os idosos busquem se levantar de forma mais frequente, fazer alongamentos e inserir outras atividades que ajudem a movimentar mais o corpo no dia a dia.


Que tal assistir menos televisão e fazer mais cursos online para se requalificar e adquirir conhecimento em várias áreas? O Programa de Benefícios ViverMais tem mais de 200 cursos com certificado para os associados. É só fazer parte!

Leia também:

Importância da atividade física para idosos é confirmada em pesquisa

Atividades físicas alternativas: uma boa opção para o público 50+

Pesquisa revela a melhor atividade física para quem tem tendência a engordar

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: