Um estudo publicado no British Journal of Sports Medicine um dado fundamental. Segundo o estudo, o exercício físico regular reduz o risco de câncer. Mas vai além: a prática também pode melhorar significativamente as taxas de sobrevivência. A pesquisa, conduzida por cientistas da Universidade de Witwatersrand, na África do Sul, analisou a relação entre a prática de atividades físicas e a progressão da doença.
Como o exercício físico regular reduz o risco de câncer?
Os pesquisadores analisaram dados de 28.248 pessoas com câncer em estágio inicial, acompanhadas entre 2007 e 2022. O estudo revelou que aqueles que mantiveram uma rotina de atividades físicas tiveram um risco significativamente menor de progressão da doença. Consequentemente, de morte por qualquer causa.
A pesquisa mostrou que praticar atividades de baixa intensidade no ano anterior ao diagnóstico reduziu em 16% o risco de progressão do câncer. Para quem praticou exercícios de intensidade moderada a alta, a redução foi de 27%. Já o risco de morte por qualquer causa foi 33% menor entre aqueles que realizavam atividades leves. Além disso, esse risco foi 47% menor para os que se exercitavam com maior intensidade.
Crédito: Pixel-Shot/Shutterstock
Benefícios da atividade física no tratamento do câncer
Jon Patricios, professor de Medicina Esportiva e de Exercícios da Universidade de Witwatersrand foi o autor principal do estudo. Para ele, a prática regular de atividade física deve ser incentivada no tratamento do câncer.
“Saber que apenas 60 minutos de exercícios semanais regulares podem reduzir a probabilidade de progressão do câncer em 27% e de morte em 47% deve encorajar todos os médicos a usar exercícios como remédio”, afirmou Patricios.
Ele também destacou que a atividade física fortalece a imunidade e regula os níveis hormonais. Isso pode impactar tumores sensíveis a hormônios, como os de mama e próstata.
Importância da atividade física na prevenção e tratamento
Apesar dos benefícios observados, os pesquisadores ressaltam que o estudo é observacional. Ou seja, não estabelece uma relação direta de causa e efeito. No entanto, eles reforçam que o exercício físico regular reduz o risco de câncer ao fortalecer o sistema imunológico. Dessa forma, ajuda no controle de hormônios associados à progressão da doença.
“A promoção da atividade física pode gerar benefícios importantes em relação à progressão do câncer, bem como sua prevenção e gerenciamento”, concluem os pesquisadores.
Com base nessas evidências, especialistas recomendam a prática de pelo menos 50 minutos de exercício físico moderado por dia, conforme diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), para maximizar os benefícios para a saúde.
Quer ter acesso a uma série de benefícios para viver com mais qualidade de vida? O Programa ViverMais tem serviço de Tele Saúde, descontos em medicamentos, mais de 200 cursos com certificado, seguro de vida e assistência residencial, entre outros.
Fale com nossos consultores e saiba mais!
Leia também:
Musculação na terceira idade ajuda a garantir saúde e retardar doenças
Exercícios físicos beneficiam idosos com câncer, aponta estudo brasileiro
Brasileiros não praticam atividade física, apontam pesquisas