Diversos estudos tratam da importância da prática de atividade física e, especialmente, da musculação na terceira idade. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Iowa (EUA) e publicada no British Journal of Sports Medicine avaliou que  treinos de força reduzem a mortalidade em idosos, mesmo quando não estão associados a atividades aeróbicas. Foram observados 99.713 idosos. Eles tinham, em média, 71 anos.

O estudo mostrou que a prática de exercícios ajudou a reduzir a incidência de doenças cardíacas e até câncer. Comparando-se idosos que praticavam apenas exercícios aeróbicos e idosos que realizavam aeróbicos e musculação, a taxa de redução de óbitos foi de 40%.

. Um casal de idosos levantando alteres em uma academia. Musculação na terceira idade é essencial para garantir força e saúdeCrédito: NDAB-Creativity/ Shutterstock

Musculação na terceira idade é ferramenta de longevidade

De acordo com a personal trainer Noemia Toffano, é da mais absoluta importância a prática de atividade física para um envelhecimento com qualidade de vida. 

“A prática moderada de exercícios garante desde a prevenção e o retardamento de inúmeras doenças que são  comuns com o passar dos anos, até a manutenção da funcionalidade do próprio corpo. O foco é conseguirmos nos manter ativos, com músculos, ossos e articulações funcionando de forma eficaz para realizar atividades do dia a dia”, explica.

A especialista afirma que há diferenças notáveis entre idosos que começam a praticar atividade física e idosos sedentários. “É grande a diferença tanto na parte da saúde quanto na parte motora. Quem sempre praticou exercícios normalmente terá mais facilidade. Eu tenho conseguido resultados incríveis com alunos de todas as idades, inclusive com alunos de mais de 80 anos”, conta.

Sempre é tempo para começar

Muita gente acredita que, se não realizou atividade física até agora, se tornou tarde para começar. Mas isso é um engano. A musculação na terceira idade ou qualquer outro tipo de exercício pode ser iniciado a qualquer tempo.

“Quanto antes começar, melhor, já que o corpo precisa de tempo para se adaptar. Mas os resultados sempre vêm com dedicação e determinação. A melhor forma de começar é devagar e respeitando o tempo de adaptação do corpo. Isso em qualquer idade”, diz Noemia.

O segredo para conquistar resultados, segundo a profissional, é ter disciplina e não pensar muito. “Assuma esse compromisso na sua vida e naquele horário. Se estiver muito difícil, contrate um personal a princípio, porque assim você terá um compromisso com outra pessoa naquele horário fixo. E foque mais na saúde do que no resultado final”. 

Brasileiros estão em segundo lugar em ranking de frequência em academia

Apesar da musculação na terceira idade ainda ser algo que precisa alcançar mais idosos, em termos de atividade física os brasileiros parecem estar em um bom cenário. Um estudo divulgado recentemente pela plataforma CupomValido mostrou que o Brasil está em segundo lugar no ranking mundial dos que mais frequentam academia, com 21% da população. O primeiro país é a Índia, com 24%. O estudo leva em conta dados da Numbeo, IBGE e Statista sobre o mercado fitness no País.

Para Noemia Toffano, o estudo é positivo, mas ainda é preciso estimular a prática em todas as idades, mesmo que inicialmente não seja algo que a pessoa goste. 

“Acho legal morar em um país em que as pessoas valorizam o cuidado com a saúde. Isso é uma realidade no Brasil. Já o fato da pessoa não gostar não deve impedi-la de fazer a atividade. Eu tenho um lema: Musculação é igual a escovar os dentes. Não tem que gostar, tem que fazer”, brinca.

Ela complementa dizendo que a musculação na terceira idade é essencial  para a saúde. “O resto você escolhe. Se quer correr ou andar de bicicleta, nadar, dançar. Mas nesse quesito sou bem categórica. Temos estudos suficientes para comprovar os benefícios da musculação moderada para a saúde e o envelhecimento”. 


Tenha mais qualidade de vida com o Programa de Benefícios ViverMais. Tenha acesso a serviços como teleconsulta, descontos em medicamentos, segunda opinião médica, seguro de vida entre outros. 

Conheça o ViverMais e veja como ter uma aposentadoria mais plena!

Leia também:

Perda muscular começa aos 40 anos e pode afetar a expectativa de vida

Pilates para pessoas idosas: conheça 3 benefícios da prática

Manter a longevidade: veja dicas práticas para envelhecer bem

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: