Durante o processo de envelhecimento, o corpo muda de forma natural. O pilates para pessoas idosas se torna uma alternativa para lidar com questões como perda de massa muscular, mobilidade reduzida e o risco de quedas. Situações essas que podem causar preocupação para aqueles que estão envelhecendo.

Em entrevista ao Terra, a fisioterapeuta e professora da Pure Pilates Josi Araujo diz que o método pode promover uma melhoria significativa na qualidade de vida. "Com o passar do tempo, nossas articulações tendem a perder mobilidade e nossa postura pode ser afetada. O Pilates aborda essas questões fortalecendo a musculatura, melhorando a resistência e equilíbrio, diminuindo as quedas e auxiliando na manutenção da pressão arterial", comenta.

O pilates ainda tem outros benefícios. Ele contribui para a reeducação postural, o que melhora a saúde cardiorrespiratória e a mobilidade articular. Ou seja, o pilates para pessoas idosas pode promover melhorias nas Atividades da Vida Diária (AVD), permitindo que se tornem mais independentes nas ações cotidianas.

Três mulheres idosas fazendo pilates e usando bolas de exercício em um estúdio de pilates. Imagem para ilustrar a matéria sobre pilates para pessoas idosas. Crédito: BearFotos/Shutterstock

3 benefícios do pilates para pessoas idosas

1. Melhora da postura

Manter uma boa postura é essencial para a saúde da coluna vertebral. O pilates destaca a importância do fortalecimento dos músculos do core, o alinhamento correto e a consciência corporal para promover uma postura saudável. Ao fortalecer os músculos que sustentam a coluna vertebral e promover o alinhamento adequado é possível manter a coluna saudável e bem posicionada.

2. Prevenção de quedas

O pilates para pessoas idosas é uma ferramenta eficaz na prevenção de quedas. Isso porque a prática é capaz de aprimorar o equilíbrio, a coordenação motora e a estabilidade. Os exercícios enfatizam a consciência corporal sendo fundamentais para corrigir a postura. Sendo assim, permitem que os idosos compreendam melhor os movimentos do corpo e realizem ajustes para evitar quedas prejudiciais.

3. Mobilidade e flexibilidade

Para idosos, a falta de mobilidade articular pode ser um fator de limitação. Por isso, a prática de pilates para pessoas idosas tem diversos benefícios. Além de trazer mais amplitude para os movimentos, também torna as articulações mais flexíveis e deixa os músculos mais rígidos.

Todo cuidado é necessário na prática de pilates para pessoas idosas

É de extrema importância destacar que a segurança deve ser prioridade na prática de pilates. Antes de iniciar, faça uma avaliação completa para detectar possíveis condições médicas não diagnosticadas. Além disso, a hidratação é essencial para um desempenho adequado durante as sessões. Os idosos devem respeitar seus próprios limites físicos e interromper qualquer exercício que cause dor ou desconforto, comunicando isso ao instrutor.


Tenha mais qualidade de vida com o Programa de Benefícios ViverMais. Tenha acesso a serviços como teleconsulta, descontos em medicamentos, segunda opinião médica, seguro de vida entre outros. 

Conheça o ViverMais e veja como ter uma aposentadoria mais plena!

Leia também:

Sinais de que pessoas idosas precisam de ajuda: veja 5 indicadores

Manter uma rotina de exercícios depois dos 50 anos é possível?

Suplementos da longevidade: 5 nutrientes que promovem o envelhecimento saudável

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: