No processo de envelhecimento, o corpo passa por mudanças naturais. Essas alterações podem impactar a absorção dos nutrientes essenciais para a manutenção da saúde. Além disso, devido à diminuição do apetite, que é comum, a ingestão adequada de vitaminas, minerais e macronutrientes pode ser insuficiente. Os suplementos, nesse contexto, se tornam necessários para a promoção de um envelhecimento saudável.

A suplementação deve ser avaliada individualmente por um profissional de saúde. É esse especialista que determinará quais suplementos são mais adequados para cada situação e as doses diárias necessárias para alcançar resultados positivos.

Contudo, existe um consenso sobre suplementos que podem auxiliar na manutenção da saúde dos idosos e promover uma longevidade plena. Veja a lista abaixo.

Uma pessoa com suplementos nas mãos. Crédito: PeopleImages.com - Yuri A/Shutterstock 

5 suplementos que promovem o envelhecimento saudável

1. Vitamina D

Importante para a saúde óssea e imunidade, a vitamina D é um nutriente que regula a absorção de cálcio e fósforo pelo organismo. Devido a esse benefício, ela desempenha um papel crucial na prevenção da osteoporose.

2. Ômega 3

Pesquisas indicam que um maior consumo desse ácido graxo está relacionado à diminuição do risco de Alzheimer. Isso se deve ao potencial efeito neuroprotetor do nutriente, que também pode melhorar a função cognitiva.

Além disso, o ômega 3 possui propriedades anti-inflamatórias, o que pode ajudar na prevenção de diversas doenças, incluindo condições cardiovasculares, autoimunes e infecciosas.

3. Proteínas

As proteínas são macronutrientes que desempenham um papel crucial na construção muscular, especialmente durante o envelhecimento. Pessoas idosas têm uma predisposição significativa à redução da massa muscular e à perda de força. Essa condição é conhecida como sarcopenia.

Os suplementos à base de proteínas, como o Whey Protein (proteína do soro do leite) e proteínas de origem vegetal (como ervilha e lentilha), podem ser incluídos na dieta. O objetivo é preservar a massa muscular, proporcionar mais força e ajudar a prevenir quedas, por exemplo.

4. Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B, especialmente a B6 e a B12, são essenciais para a saúde dos idosos. A vitamina B6 desempenha um papel no metabolismo de proteínas, gorduras e açúcares, além de contribuir para o funcionamento adequado do sistema nervoso central.

Já a vitamina B12 é vital para a saúde cardiovascular e também desempenha funções importantes no sistema nervoso, participando da produção de células cerebrais. De acordo com um estudo publicado no Neural Regeneration Research, a deficiência de B12 pode aumentar o risco de AVC (Acidente Vascular Cerebral).

5. Minerais como cálcio, ferro e zinco

Além das vitaminas, minerais como cálcio, ferro e zinco podem ser incorporados como complementos à alimentação dos idosos. O cálcio, o mineral mais presente no corpo humano, atua no fortalecimento de ossos e dentes. Ele é importante para a prevenção da osteoporose, fraturas ósseas e perda dentária.

O ferro atua na síntese da hemoglobina, a proteína responsável pelo transporte de oxigênio pelos glóbulos vermelhos. Esse mineral desempenha um papel significativo na prevenção da anemia, uma condição comum entre os idosos devido à dificuldade de absorção de nutrientes.

Por último, o zinco atua diretamente no sistema imunológico, ajudando na maturação das células de defesa do organismo (linfócitos). Considerando que o organismo se torna mais suscetível a infecções durante a terceira idade, o zinco pode ser crucial na prevenção de complicações graves de saúde.

É importante destacar que, embora seja benéfica em vários aspectos, a suplementação não deve substituir uma alimentação equilibrada e saudável.


Associados ao Programa ViverMais contam com o benefício de descontos em medicamentos, uma parceria exclusiva com a Drogasil e a Droga Raia, a maior rede de farmácias do Brasil.

Torne-se um associado do Programa ViverMais e tenha acesso a esse e outros diversos benefícios.

Leia também:

Sexo na velhice ajuda a manter o cérebro saudável, segundo pesquisa

Segredo para viver até 100 anos é revelado e vai além de exercícios e alimentação, aponta pesquisa

Envelhecer bem e com qualidade: 8 sinais de que você está fazendo da forma correta

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: