O envelhecimento é uma jornada natural da vida. Durante esse processo, as mudanças no corpo se tornam mais evidentes, impactando significativamente a qualidade de vida das pessoas. Para manter a longevidade, é preciso cuidar desse processo de mudanças com atenção, buscando qualidade de vida.

A mobilidade é um dos principais fatores que afetam a vida da pessoa idosa. De acordo com Caio Marengoni, fisioterapeuta especializado e diretor clínico do Instituto RV, em entrevista ao Extra, há diversas razões para a diminuição da mobilidade nessa fase da vida.

Um desses fatores é a diminuição da massa muscular e da densidade óssea, o que pode resultar em perda de força e resistência física. Além disso, condições articulares como osteoartrite e doenças degenerativas como o Parkinson podem afetar a capacidade de movimento das articulações, causando rigidez e dor.

Além disso, muitos idosos se tornam mais sedentários devido a condições de saúde, medo de quedas ou simplesmente por falta de estímulo. Nesse contexto, manter a longevidade se torna ainda mais difícil.

É importante ter em mente que o envelhecimento é um processo inevitável. No entanto, é possível abraçá-lo de maneira saudável, adotando práticas que promovam uma melhor qualidade de vida.

Um casal de idosos levantando alteres em uma academia, fazendo musculação. Imagem para ilustrar a matéria sobre manter a longevidade. Crédito: Perfect Wave/Shutterstock

Como manter a longevidade no processo de envelhecimento?

De acordo com o especialista, a prática regular de exercícios físicos, como aeróbicos, fortalecimento muscular e flexibilidade, é capaz de preservar a mobilidade e evitar lesões. Além disso, adotar uma alimentação equilibrada, controlar o peso, garantir um sono adequado e gerenciar o estresse são aspectos fundamentais para manter a longevidade.

Além disso, a fisioterapia na terceira idade surge como uma aliada importante. Ela atua diretamente na reabilitação de distúrbios musculoesqueléticos e auxilia os idosos a preservarem ou recuperarem sua capacidade de movimento.

Pessoas idosas não possuem a mesma energia e vitalidade dos jovens. Por esse motivo, é essencial ter cautela e buscar uma rotina de exercícios adaptada e ajustada às suas condições individuais é essencial.


O cuidar da saúde é fundamental para manter a longevidade. Com o Programa de Benefícios ViverMais, os associados contam com atendimento 24 horas para emergências. Além de atendimento com nutricionista e profissionais de educação física.

Torne-se um associado e tenha esses e outros benefícios na palma de suas mãos.

Leia também:

Pilates para pessoas idosas: conheça 3 benefícios da prática

Suplementos da longevidade: 5 nutrientes que promovem o envelhecimento saudável

Envelhecer bem e com qualidade: 8 sinais de que você está fazendo da forma correta

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: