Há tempos que a eterna briga com a balança deixou de ser exclusivamente uma questão estética, preocupando cada vez mais especialistas em saúde pública. E não é para menos: uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que a parcela da população brasileira com mais de 20 anos considerada obesa mais que dobrou no intervalo entre 2003 e 2019.

De acordo com dados da segunda edição da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgados nesta quarta-feira (21), 26,8% dos brasileiros nesta faixa etária foram considerados obesos no ano passado, enquanto o percentual em 2003 era de 12,2%.

Leia também: Peso ideal muda depois dos 60 anos; calcule o seu

Entre os brasileiros com idade igual ou superior a 18 anos, atualmente 60,3% (96 milhões de pessoas) foram consideradas com excesso de peso. O mesmo problema foi identificado em 19,4% dos entrevistados com idade entre 15 e 17 anos.

Para chegar a esses números, o IBGE contou com o trabalho de 1,2 mil entrevistadores que visitaram mais de 108 mil domicílios distribuídos em 2.167 municípios. A classificação teve como base o Índice de Massa Corpórea (IMC) dos indivíduos entrevistados, fórmula que compara o peso da pessoa em razão de sua altura.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os IMCs entre 25 e 29,9 são considerados indicadores de sobrepeso, enquanto valores entre 30 e 39,9 de obesidade e, acima de 40, obesidade grave ou mórbida.

E você, sabe qual o seu IMC e qual seria o seu peso ideal? Experimente abaixo a calculadora que o Instituto de Longevidade desenvolveu especialmente para você! 

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: