Um estudo inglês apontou que uma técnica chinesa milenar chamada de Shuai Shou Gong pode ser um dos grandes segredos para um envelhecimento saudável. Na prática, balançar os braços pode ajudar a melhorar a velocidade de caminhada, a postura e a flexibilidade.

O exercício é uma sequência de cinco movimentos de braço. Os quatro primeiros envolvem balançar os braços para trás e depois para frente, até a altura dos ombros.

Já o quinto movimento do método Shuai Shou Gong é a repetição dos outros quatro. Porém, dessa vez, dobrando os joelhos duas vezes.

De acordo com Neil Roberts, pesquisador e professor da Universidade de Edimburgo, "essas descobertas demonstram que a sequência suave e rítmica de movimentos do corpo inteiro do Shuai Shou Gong pode ser facilmente aprendida e apreciada por adultos mais velhos e melhora a saúde geral e o bem-estar".
Um homem praticando Shuai Shou Gong.Crédito: stockfour/shutterstock

Resultado da pesquisa sobre os benefícios do Shuai Shou Gong

No estudo, 56 mulheres, entre 60 e 80 anos, participaram da pesquisa, sendo divididas em dois grupos. No primeiro, faziam 40 minutos de Shuai Shou Gong três vezes por semana, durante dois meses. No segundo, não praticavam o método.

As mulheres do primeiro grupo melhoraram significativamente a postura, a flexibilidade e também o desempenho nas atividades cotidianas. Isso porque, o quinto movimento ainda ajuda a fortalecer os músculos dos quadris e coxas.

Já o segundo grupo não viu melhora e a caminhada ainda piorou.

James Goodwin, da Universidade de Exeter, diz que “a prática traria muitos benefícios à população em geral. Iria manter a qualidade de vida, contribuir para uma boa saúde mental e pode até retardar o envelhecimento geral”.


Um envelhecimento saudável requer cuidado com a saúde e também com diversas áreas da vida. Pensando nisso, o Instituto de Longevidade criou o Programa de Benefícios ViverMais. A iniciativa conta com benefícios como descontos em medicamentos, seguro de vida, telesaúde, cursos de requalificação, entre outros. Conheça mais e veja como aderir ao programa!
Botão escrevito Aderir ao Programa ViverMais

Leia também:

O que comer para viver mais? Veja o que diz novo estudo

Tele Saúde e Segunda opinião médica estão entre os benefícios do Programa ViverMais

Farmácia Popular: conheça a lista completa de medicamentos disponíveis

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: