Teve início a etapa de vacinação contra gripe para idosos. Nessa, que é a 2ª fase da campanha, serão imunizadas contra o vírus da Influenza pessoas com mais de 60 anos. Também serão vacinados os professores. A expectativa do Ministério da Saúde é de imunizar 33 milhões de brasileiros até 8 de junho.

A campanha começou em abril com imunização de crianças entre seis meses e seis anos, povos indígenas, trabalhadores da área da saúde, gestantes e mulheres puérperas (após o parto). Segundo o órgão, na primeira etapa da campanha foram aplicadas 6,9 milhões de doses. Ao todo, foram distribuídas 27,3 milhões de doses.

A próxima terceira fase da campanha vai de 9 de junho a 9 de julho. Na próxima etapa serão contemplados integrantes das Forças Armadas, de segurança e de salvamentos, pessoas com comorbidades, condições clínicas especiais ou com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes em medidas socioeducativas.

Vacinação contra gripe para idosos deve ser feita anualmente

Dentre os sintomas da gripe estão febre alta, dor de garganta, tosse, dores no corpo e na cabeça, fraqueza e mal-estar. Especialmente em idosos, a doença pode evoluir para doenças pulmonares agudas, como a pneumonia.

A vacinação contra gripe para idosos deve ser feita anualmente. O motivo é que a gripe é uma doença altamente infecciosa provocada por um vírus mutante. Por esse motivo, a cada ano são feitos estudos que identificam os tipos circulantes do vírus influenza. Com isso, uma nova vacina é elaborada anualmente.

O Ministério da Saúde esclarece que o imunizante reduz o risco de se contrair a doença em 90% dos casos, além de diminuir internações hospitalares e óbitos por problemas respiratórios.

Começa etapa de vacinação contra gripe para idosos; veja quem pode vacinar

Vacinação contra gripe e Covid-19

Em um momento em que a pandemia da Covid-19 bate recorder diários de transmissão, a vacinação contra gripe é importante para que doentes com o vírus da Influenza não sobrecarreguem ainda mais as unidades de saúde.

Conforme recomendação do Ministério da Saúde, as doses da vacina contra Covid-19 e contra Influenza não devem ser aplicadas simultaneamente. A orientação, no momento, é priorizar a imunização contra o novo coronavírus.

Portanto, quem faz parte do grupo prioritário da vacinação contra Influenza, mas ainda não recebeu a dose contra Covid-19, deve primeiro se imunizar contra o novo coronavírus. Em seguida, deve agendar a vacinação contra gripe, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias.


Saúde, trabalho, finanças e muito mais! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e receba conteúdos na palma da sua mão.


Veja também:

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: