Uma pesquisa publicada pela Associação Americana de Psicologia (American Psychological Association) relevou algo que parece simples, mas é de extrema importância: ter apoio social melhora a saúde mental. 

Segundo o estudo, publicado na revista Psychological Bulletin, pessoas que se sentem apoiadas por familiares, amigos e colegas tendem a apresentar melhores resultados emocionais e funcionais. O estudo destaca que o simples fato de acreditar que a ajuda estaria disponível, caso fosse necessária, já faz diferença significativa. 

Os pesquisadores explicam que existem dois tipos de apoio social: o apoio recebido e o apoio percebido. O apoio recebido refere-se à ajuda concreta obtida no cotidiano. Já o apoio percebido está relacionado à crença de que esse suporte pode ser acessado quando necessário. A análise concentrou-se no apoio social percebido, considerado essencial para o desenvolvimento humano, de acordo com evidências anteriores.

Duas amigas de cerca de 50 anos conversando enquanto estão sentadas no sofá. Cada uma está com uma xícara na mão. Imagem para ilustrar a matéria sobre apoio social. Crédito: Krakenimages.com/Shutterstock

Entenda mais sobre a pesquisa sobre apoio social 

Para avaliar esses impactos, os autores realizaram uma revisão sistemática acompanhada de uma meta-análise de grande escala. Ao todo, foram analisados 604 estudos científicos, envolvendo mais de 894 mil participantes de mais de 30 países. O objetivo foi compreender como o apoio social percebido influencia cinco áreas principais da vida. As áreas avaliadas foram saúde mental, saúde física, comportamentos de risco, desempenho educacional e trabalho.

Os resultados indicaram associações consistentes entre apoio social percebido e melhores desfechos nessas áreas. Em média, os efeitos mais fortes foram observados na saúde mental e no desempenho profissional, mas também houve relações significativas com melhor aptidão física, melhores resultados educacionais e menor incidência de comportamentos de risco.

Influência do apoio social percebido em diferentes fases da vida

“Em média, o apoio social percebido teve as maiores associações com melhor saúde mental e performance no trabalho”, afirmou GeckHong Yeo, autora principal GeckHong Yeo e doutora pela Universidade Nacional de Singapura. “Também demonstrou associações significativas com melhor aptidão física e desempenho educacional e menor incidência de comportamentos de risco”, completou.

A pesquisa não identificou diferenças significativas nos efeitos do apoio social percebido entre gêneros. No entanto, o impacto variou de acordo com a idade e o contexto cultural. Os dados indicaram que o apoio social é especialmente relevante durante a infância e a adolescência, períodos em que se mostrou mais eficaz para evitar comportamentos de risco e preservar a saúde física. Esses efeitos permanecem ao longo da vida adulta, embora com variações conforme a cultura e o ambiente social.


Quer ter acesso a uma série de benefícios para viver com mais qualidade de vida? Faça parte do Instituto de Longevidade MAG. Tenha acesso a Tele Saúde, descontos em medicamentos, Seguro de Vida, assistência residencial e outros benefícios.

Fale com nossos consultores e saiba mais!

Leia também:

Saúde mental no envelhecimento é essencial para qualidade de vida

Saúde mental durante o envelhecimento exige atenção e cuidados constantes

Saúde mental feminina sofre impacto da sobrecarga e das múltiplas jornadas

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: