Uma pesquisa publicada pela Associação Americana de Psicologia (American Psychological Association) relevou algo que parece simples, mas é de extrema importância: ter apoio social melhora a saúde mental.
Segundo o estudo, publicado na revista Psychological Bulletin, pessoas que se sentem apoiadas por familiares, amigos e colegas tendem a apresentar melhores resultados emocionais e funcionais. O estudo destaca que o simples fato de acreditar que a ajuda estaria disponível, caso fosse necessária, já faz diferença significativa.
Os pesquisadores explicam que existem dois tipos de apoio social: o apoio recebido e o apoio percebido. O apoio recebido refere-se à ajuda concreta obtida no cotidiano. Já o apoio percebido está relacionado à crença de que esse suporte pode ser acessado quando necessário. A análise concentrou-se no apoio social percebido, considerado essencial para o desenvolvimento humano, de acordo com evidências anteriores.
Crédito: Krakenimages.com/Shutterstock
Entenda mais sobre a pesquisa sobre apoio social
Para avaliar esses impactos, os autores realizaram uma revisão sistemática acompanhada de uma meta-análise de grande escala. Ao todo, foram analisados 604 estudos científicos, envolvendo mais de 894 mil participantes de mais de 30 países. O objetivo foi compreender como o apoio social percebido influencia cinco áreas principais da vida. As áreas avaliadas foram saúde mental, saúde física, comportamentos de risco, desempenho educacional e trabalho.
Os resultados indicaram associações consistentes entre apoio social percebido e melhores desfechos nessas áreas. Em média, os efeitos mais fortes foram observados na saúde mental e no desempenho profissional, mas também houve relações significativas com melhor aptidão física, melhores resultados educacionais e menor incidência de comportamentos de risco.
Influência do apoio social percebido em diferentes fases da vida
“Em média, o apoio social percebido teve as maiores associações com melhor saúde mental e performance no trabalho”, afirmou GeckHong Yeo, autora principal GeckHong Yeo e doutora pela Universidade Nacional de Singapura. “Também demonstrou associações significativas com melhor aptidão física e desempenho educacional e menor incidência de comportamentos de risco”, completou.
A pesquisa não identificou diferenças significativas nos efeitos do apoio social percebido entre gêneros. No entanto, o impacto variou de acordo com a idade e o contexto cultural. Os dados indicaram que o apoio social é especialmente relevante durante a infância e a adolescência, períodos em que se mostrou mais eficaz para evitar comportamentos de risco e preservar a saúde física. Esses efeitos permanecem ao longo da vida adulta, embora com variações conforme a cultura e o ambiente social.
Quer ter acesso a uma série de benefícios para viver com mais qualidade de vida? Faça parte do Instituto de Longevidade MAG. Tenha acesso a Tele Saúde, descontos em medicamentos, Seguro de Vida, assistência residencial e outros benefícios.
Fale com nossos consultores e saiba mais!
Leia também:
Saúde mental no envelhecimento é essencial para qualidade de vida
Saúde mental durante o envelhecimento exige atenção e cuidados constantes
Saúde mental feminina sofre impacto da sobrecarga e das múltiplas jornadas