Você é adapto da soneca ao longo do dia? Pois sabe que se a resposta for sim, está fazendo bem à sua saúde cognitiva. Isso porque um estudo realizado pela  University College London (UCL), na Inglaterra, e pela Universidade da República, no Uruguai, mostrou que a o hábito de tirar uma soneca pode retardar o envelhecimento do cérebro.

É normal que durante o envelhecimento haja redução do volume do cérebro. O órgão costuma encolher cerca de 0,2 a 0,5% ao ano a partir dos 35 anos de idade. O processo está relacionado à diminuição no número de neurônios e de conexões entre eles. Esse encolhecimento do cérebro muitas vezes é associado a lapsos de memória, demência e comprometimento cognitivo. 

Foto: Roman Samborskyi/Shutterstock

Estudo mostra que soneca pode ajudar a atrasar prejuízos ao cérebro em até sete anos

O estudo divulgado no último mês de junho mostrou que tirar uma soneca de forma regular pode atrasar em até sete ano os prejuízos causados pelo encolhimento do cérebro.

Na pesquisa, foram analisados fragmentos de DNA de 378.932 pessoas com idades entre 40 e 69 anos. Todas estavam cadastradas no banco de dados UK Biobank. O objetivo dos cientistas era buscar evidências que mostrassem alguma relação entre a soneca e a saúde do cérebro.

De acordo com as descobertas, as pessoas com maior predisposição a tirar uma soneca frequentemente tinham um volume cerebral total maior, equivalente a 2,6 a 6,5 anos mais jovem, se comparados aos outros. 

Segundo Victoria Garfield, principal autora do estudo, as descobertas sugerem que, para algumas pessoas, cochilos curtos ao longo do dia podem ajudar a preservar a saúde do cérebro conforme envelhecemos. 


Com o Programa de Benefícios ViverMais, os associados contam com atendimento 24 horas para emergências, análise de sintomas e outros tipos de consultas por telefone ou vídeo chamada.

Além disso, médicos estão disponíveis para dar uma segunda opinião, novo diagnóstico ou ajudar em protocolos de tratamento de doença grave.

Torne-se um associado e tenha esses e outros benefícios na palma de suas mãos.



Leia também:

Promover o envelhecimento ativo e saudável é uma responsabilidade de toda a sociedade 

Musculação na terceira idade é ferramenta de longevidade

Dormir bem pode aumentar longevidade, aponta estudo


Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: