Estudos mostram que bons hábitos do sono são benéficos e melhoram significativamente a saúde. Além disso, dormir bem, entre sete e oito horas por noite, pode aumentar a longevidade. Essa informação é resultado de uma pesquisa apresentada na Sessão Científica Anual do Colégio Americano de Cardiologia.

Enquanto boas noites de sono são capazes de promover qualidade de vida, o estudo também sugere que 8% das mortes ocorridas por fatores não acidentais podem estar relacionadas a maus padrões de sono.

Como a pesquisa concluiu que dormir bem aumenta a longevidade?

A pesquisa foi realizada com 172.321 pessoas. Os integrantes tinham a idade média de 50 anos e participaram da Pesquisa Nacional de Saúde dos Estados Unidos entre 2013 e 2018.

O estudo é realizado anualmente pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e pelo Centro Nacional de Estatísticas de Saúde do país. O objetivo é avaliar a saúde da população.

As perguntas feitas para a pesquisa se relacionam com os hábitos de sono. Com isso, os especialistas chegam a conclusão de que existe uma relação entre a duração do sono e o comportamento dos participantes, identificando padrões que podem influenciar a expectativa de vida.

A relação entre dormir bem e qualidade de vida foram avaliadas com base em cinco fatores:

  1. duração do sono (sendo o ideal de sete horas a oito horas por noite);
  2. dificuldade em adormecer;
  3. dificuldade em manter o sono;
  4. uso de medicamentos para dormir;
  5. sensação de descanso após acordar.

Juntamente com outras análises relacionadas com a saúde da população, a pesquisa chegou à seguinte conclusão:

  • Pessoas com melhores hábitos de sono apresentam 21% de chance a menos de morrer por doenças cardiovasculares;
  • Dormir bem pode representar 19% menos chances de morrer de câncer;
  • Pessoas com bons hábitos de sono apresentam 40% menos chances de morrer por outras doenças, que não incluam condições cardíacas ou cancerígenas.

E não apenas isso. A pesquisa também fez comparações com os hábitos dos homens e das mulheres que relataram ter os cinco fatores de sono benéficos. Como resultado, o aumento da expectativa de vida para os homens foi maior em relação às mulheres, sendo um aumento de 4,7 anos para eles e 2,4 anos para elas.

Diante da conclusão, os pesquisadores reforçam que são necessários mais estudos para entender a diferença entre homens e mulheres.
Uma casal dormindo na rede. Imagem para ilustrar a matéria sobre a relação entre dormir bem, longevidade e saúde. Crédito: CandyBox Images/Shutterstock

Dormir bem e ter mais saúde: qual é a relação?

Dormir bem e ter um sono reparador são fatores relacionados com uma boa saúde, segundo o CDC. De acordo com a Associação Americana do Coração, pessoas que possuem padrões irregulares de sono estão expostas a riscos de desenvolver doenças cardiovasculares.

Ainda, a privação de sono pode fazer com que o metabolismo fique lento, além de afetar a saúde mental e dificultar a concentração - o que pode levar a casos de ansiedade e depressão. Além disso, também aumenta a chance de desenvolver diabetes, reduzir a capacidade de memórias e outros prejuízos à saúde física e mental.

Por outro lado, dormir bem promove a redução do estresse, auxilia no controle emocional, melhora o funcionamento do sistema imunológico, da memória e do raciocínio.


Para ter uma vida mais longa, saudável e com qualidade, é necessário planejamento. Um plano funcional inclui os cuidados com a mente, o corpo e também com as finanças. Conheça, então, os pilares da Longevidade Financeira e veja como construir uma vida mais longa e melhor.

Guia da Longevidade Financeira

Baixe gratuitamente nosso Guia e tenha em mãos tudo que precisa saber para ter uma vida financeiramente estável e longeva.

Livro

Leia também:

Conexão com a natureza traz benefícios para a longevidade, segundo pesquisa

Risco de demência por ser reduzido em até 43% com esses 7 hábitos simples

Hidratação: pesquisa mostra que ela pode frear o envelhecimento

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: