Mindfulness é uma técnica que visa promover a atenção plena de quem a pratica. Um exercício de meditação muito difundido em todo mundo e usado por muitas pessoas em busca de bem-estar mental e qualidade de vida. Afinal, é um poderoso aliado para quem quer combater as distrações e ter tempo e energia para realizar as atividades do dia a dia, sejam elas profissionais ou pessoais.

Muitos estudos recentes comprovam a eficácia do mindfulness para o aumento da longevidade e a conquista de uma vida mais saudável. De acordo com Marcella Bianca Neves, neuropsicóloga do Instituto do Cérebro e membro da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNP), a técnica pode ser eficiente para o retardo do envelhecimento das células cerebrais e a redução de doenças cardíacas, além de combater ansiedade, estresse e depressão.


Tenha acesso aos melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade!


Ela explica que o mindfulness contribui para situações que envolvem o psicológico e o emocional das pessoas. Também está relacionado ao aumento da atividade no córtex pré-frontal, que ajuda na hora de tomar decisões e se planejar. Essa meditação também influencia na melhora do autoconhecimento, a manter o discernimento das situações, na redução da insônia e no aumento do controle sobre emoções e comportamentos.

Quer saber mais sobre como o mindfulness pode ajudar você a ter mais qualidade de vida? Então continue lendo para descobrir dicas de como usar essa técnica no dia a dia e, assim, viver mais e melhor.

Sem atenção, a vida passa num instante

De acordo com muitos especialistas, a atenção se tornou um atributo de extremo valor. Estamos rodeados de estímulos que capturam o nosso olhar e roubam a nossa concentração o tempo todo. São as redes sociais, as chamadas publicitárias e até mesmo as pessoas em nosso entorno. Pode ser um mosquito que passou voando na sala ou a preocupação com algo que ainda não aconteceu.

Somos constantemente bombardeados por distrações e o tempo que dispomos para realizar algo se tornou muito valioso, pois a qualquer momento pode ser perdido ou ocupado com algo menos relevante para aquele exato momento.

Quantas vezes você já se viu fazendo algo, como um trabalho no computador, e de repente começou a pensar nas compras que deveria fazer depois do expediente? Ou caminhando de volta para casa se perdeu nas lembranças de uma conversa que aconteceu no dia anterior e simplesmente não percebeu que virou na rua errada?

A questão é que as pessoas, no geral, não estão atentas ao que fazem. A atenção é valiosa, mas nem sempre é usada da melhor maneira possível e isso se aplica tanto ao trabalho quanto à vida pessoal. A falta de consciência em relação ao presente impede que elas vivam de forma plena, influenciando negativamente em sua produtividade profissional, em suas emoções, sua saúde e até mesmo nos relacionamentos interpessoais. 

É nesse contexto que se insere o mindfulness, um conjunto de técnicas fáceis e práticas, desenvolvido com o objetivo de dar ferramentas a todos aqueles que precisam de ajuda para manter o foco no tempo presente.

4 técnicas de mindfulness para fazer no seu dia a dia

Marcella explica que o mindfulness pode ser indicado nas mais diversas situações. “Ele pode ser aplicado em momentos de estresse ou quando o pensamento estiver acelerado. Pode ajudar em casos de ansiedade, ataques de pânico, comportamento impulsivo e até na hora de tomar decisões, além de proporcionar um relaxamento físico e mental”, conta. “O mindfulness atua para que as pessoas estejam centradas no aqui e no agora”. 

Para melhorar sua eficácia, a neuropsicóloga recomenda que a prática seja executada diariamente. “Existem diversas técnicas para alcançar o objetivo de manter a atenção plena”, aponta.

Conheça algumas dessas técnicas de mindfulness:

Respiração consciente

Saber respirar bem é uma das técnicas primárias do mindfulness, assim como uma das principais soluções buscadas por alguém em meio a uma crise de ansiedade ou um ataque de pânico. É uma forma de se acalmar e de se concentrar no presente.

E o melhor: é um método que pode ser aplicado em qualquer lugar, a qualquer hora do dia, na presença de outras pessoas ou sozinho e sem o uso de outras ferramentas. Afinal, a respiração depende unicamente de quem a realiza.

A ideia dessa técnica é exatamente o que parece: focar na respiração. Pensar no ar que entra e no que sai. Inspirar… e expirar… inspirar… e expirar. Imagine-se inspirando pensamentos positivos e expirando sentimentos ruins. Foque apenas nisso, até perceber que está mais calmo e com os batimentos cardíacos normalizados.

mindfulness

Crédito: eggeegg / Shutterstock

Às vezes, a técnica pode parecer um pouco complicada no início, com as várias distrações em volta. Por isso, é aconselhável começar praticando em um lugar tranquilo, onde a presença de outras pessoas não incomode. 

Pode ser uma boa ajuda em momentos de estresse no trabalho, em que a única solução é respirar fundo para não perder a cabeça. Aos poucos, você verá que será cada vez mais fácil recuperar a atenção quando o momento exigir.

Gratidão por todas as coisas

Pode parecer clichê, mas agradecer pelas coisas boas em nossas vidas tem um poder incrível. Apesar de ter sido um pouco banalizado pelo uso exagerado nas redes sociais, o termo gratidão não deve ser deixado de lado na hora de buscar se aprofundar no mindfulness, se o que você busca é desenvolver uma mente sã.

O segredo é se manter focado em tudo aquilo que faz você feliz e todas as conquistas que já realizou até o momento. Além de ajudar a acalmar, é um excelente recurso de autoconhecimento e empoderamento pessoal.

As pessoas que praticam essa técnica usam-na de formas diferentes, mas sempre com os mesmos objetivos. Algumas fazem listas assim que acordam com todas as pessoas e coisas pelas quais são gratas. Outras, sentam antes de dormir para enumerar as situações que as fizeram feliz ao longo do dia, nem que seja algo simples, como tomar sorvete em um dia de calor.

O importante é ter esse momento de reflexão consigo mesmo e anotar esses pensamentos em algum lugar, seja num caderno ou no próprio celular. Assim, em momentos difíceis, como quando estiver estressado ou se sentir deprimido, você terá como se lembrar de tudo pelo qual é grato. Separe ao menos 10 minutos por dia para exercer a gratidão.

Atenção auditiva

Assim como no exercício de respiração, o segredo da atenção auditiva está em focar em um sentido; neste caso, na audição. Procure um som que seja contínuo, como o cair da chuva ou o ruído do ventilador. Músicas com piano ou um único instrumento, sem voz, costumam funcionar muito bem.

A audição funciona como uma âncora, um ponto focal no qual você deve se concentrar. Prestar atenção em um som, unicamente, ajuda a controlar o ritmo da respiração e induz o cérebro a entender que está na hora de relaxar, prevenindo ou combatendo a ansiedade. 

A atenção visual também tem o mesmo propósito, mas pode ser um pouco mais difícil, já que é necessário olhar algo que seja contínuo, como uma fumaça que sai do café quente.

Foco no momento da alimentação

Como mencionamos anteriormente, as redes sociais podem ser uma distração constante em nosso dia a dia. É bem comum não tirarmos proveito do momento em que vivemos porque estamos focados em saber o que está acontecendo na vida de outras pessoas através de fotos e textos postados on-line.

Isso acontece principalmente durante as refeições. É muito comum que as pessoas não se atentem mais ao que estão comendo ou como estão comendo, ocupadas como estão com outras coisas. 

No entanto, vários estudos comprovam que apreciar a refeição pode trazer muitos benefícios, tanto para o corpo quanto para a mente. Meditar enquanto come significa concentrar-se nos alimentos, em sua textura, aroma e cores, deixando o celular de lado.

Fazer as refeições com calma, mastigando devagar, contribui para reduzir o estresse mental, melhorar a digestão e proporcionar uma maior sensação de saciedade.

O uso do mindfulness como tratamento

De acordo com Marcella, o mindfulness pode ser praticado por qualquer pessoa e também pode ser indicado por profissionais de saúde para tratamentos. 

“Além de não ter contra-indicação nem custos diretos, a técnica mindfulness tem mostrado resultados clinicamente significativos na diminuição do cortisol (hormônio de estresse físico e emocional), resultando na melhora de transtornos de ansiedade, burnout, síndrome do pensamento acelerado e algumas fobias”, explica.

Ela alerta apenas para ter o cuidado de envolver um profissional especialista no caso de pessoas que precisam de ajuda para entender seus problemas. 

“Alguns estudos apontam casos de pessoas em que a prática os fez conscientes de suas angústias, mas incapazes de lidar com elas. Por isso, é de extrema importância que a prática seja acompanhada de um psicoterapeuta”, finaliza Marcella. 

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: