A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do Senado Federal, aprovou o Projeto de Lei para contratação de trabalhadores com 60 anos ou mais. O PL 4890/2019, de autoria do senador Chico Rodrigues (PSB-RR), prevê incentivo fiscal para empresas que contratarem profissionais 60+.

O Projeto de Lei estipula que o incentivo fiscal dure cinco anos. Dessa forma, as empresas serão estimuladas financeiramente para incluir profissionais maduros em seus times de funcionários.

Um profissional maduro trabalhando em uma loja de ferramentas. Imagem para ilustrar a matéria sobre contratação de trabalhadores com 60 anos ou mais. Crédito: Kleber Cordeiro/Shutterstock

Como o PL de contratação de trabalhadores com 60 anos ou mais irá funcionar

Segundo o PL, o empregador poderá deduzir, dos 20% de Contribuição Patronal sobre a Folha de Pagamento (Lei 8.212, de 1991), o valor de um salário mínimo. Esse valor será referente a cada semestre de contrato de trabalho do profissional maduro contratado.

A proposta ainda prevê que empresas que contratarem pessoas 60+ poderão deduzir da base de cálculo da CSLL. Essa é a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, o total da remuneração do empregado.

O projeto de incentivo para contratação de trabalhadores com 60 anos ou mais segue para a análise da Câmara dos Deputados.

De acordo com Rodrigo Cunha, relator na CAE e senador do Podemos de Alagoas, é necessário adotar políticas públicas para combater e reverter o etarismo. Com o envelhecimento da população, a empregabilidade de profissionais 60+ é um tema central do século XXI. O que impacta diretamente em questões políticas relacionadas ao sistema de saúde e de seguridade social.

“O projeto se insere na tradição legislativa brasileira de concessão de benefícios financeiros para incentivar a contratação de determinadas categorias de trabalhadores”, aponta Cunha.


A requalificação é um ponto importante para se manter ativo no mercado de trabalho. Por meio do Programa ViverMais, associados do Instituto de Longevidade têm acesso a mais de 200 cursos. São temas que impactam diretamente na qualidade de vida e na saúde financeira de todos. 

Torne-se um associado do Programa ViverMais e tenha esse e outros benefícios.


Leia também:

Trabalhadores brasileiros com 40 anos ou mais estão mais presentes no mercado de trabalho

Etarismo e mercado de trabalho: preconceito etário prejudica a inserção dos 50+

Mudança na estrutura etária brasileira: população idosa aumenta e percentual de jovens diminui

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: