A participação de trabalhadores brasileiros com 40 anos ou mais só aumenta no país. De acordo com o IBGE, entre 2012 e 2023, o número de profissionais passou de 38,6% para 45,1%. O aumento, em números absolutos, representa cerca de 11,5 milhões a mais de trabalhadores nessa faixa etária.
Do outro lado, a força de trabalho jovem diminui. A atuação de pessoas entre 18 e 24 anos caiu de 17% para 14%. Já na faixa de 25 a 39 anos, foi de 40,5% para 38,8%.
Trabalhadores brasileiros com 40 anos ou mais é um reflexo do envelhecimento da população
Uma possível explicação para esse cenário é a mudança na estrutura etária brasileira. Com menos jovens entrando no mercado, trabalhadores brasileiros com 40 anos ou mais seguem atuando e marcando presença no mercado de trabalho.
Essa mudança, porém, não é novidade. Em junho de 2023, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) Domicílios e Moradores já havia evidenciado o envelhecimento da população.
Com grupos de pessoas com 30, 40, 50 anos ou mais aumentando no país, se torna natural que haja mais pessoas nessas faixas atuando no mercado.
Crédito: Bizketz/Shutterstock
Como a mão de obra madura impacta no mercado de trabalho
A presença de trabalhadores brasileiros com 40 anos ou mais traz pontos muito relevantes para o mercado de trabalho. Entre eles, a experiência, a adaptação, a rede de contatos e a assertividade. Além disso, por atuar em diversas outras empresas, profissionais maduros tendem a ter boa capacidade de lidar com crises.
Porém, é necessário destacar que o preconceito etário ainda é um grande impeditivo para que profissionais mais velhos se destaquem ou ganhem espaço. Por esse motivo, junto com o aumento dos trabalhadores brasileiros com 40 anos ou mais, programas de inclusão precisam existir para colaborar com esse atual cenário de mudança.
Já imaginou receber conteúdos sobre saúde, trabalho, finanças e muito mais diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no nosso grupo do WhatsApp.
Leia também:
Idade média do trabalhador brasileiro está chegando aos 40 anos; entenda
Etarismo e mercado de trabalho: preconceito etário prejudica a inserção dos 50+
40 anos ou mais e em busca de emprego? Veja 4 dicas para se reinserir no mercado de trabalho