A participação de trabalhadores brasileiros com 40 anos ou mais só aumenta no país. De acordo com o IBGE, entre 2012 e 2023, o número de profissionais passou de 38,6% para 45,1%. O aumento, em números absolutos, representa cerca de 11,5 milhões a mais de trabalhadores nessa faixa etária.

Do outro lado, a força de trabalho jovem diminui. A atuação de pessoas entre 18 e 24 anos caiu de 17% para 14%. Já na faixa de 25 a 39 anos, foi de 40,5% para 38,8%.

Trabalhadores brasileiros com 40 anos ou mais é um reflexo do envelhecimento da população

Uma possível explicação para esse cenário é a mudança na estrutura etária brasileira. Com menos jovens entrando no mercado, trabalhadores brasileiros com 40 anos ou mais seguem atuando e marcando presença no mercado de trabalho.

Essa mudança, porém, não é novidade. Em junho de 2023, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) Domicílios e Moradores já havia evidenciado o envelhecimento da população.

Com grupos de pessoas com 30, 40, 50 anos ou mais aumentando no país, se torna natural que haja mais pessoas nessas faixas atuando no mercado.
Uma profissional madura conversando com uma profissional mais jovem no escritório. Imagem para ilustrar a matéria sobre trabalhadores brasileiros com 40 anos ou mais.Crédito: Bizketz/Shutterstock

Como a mão de obra madura impacta no mercado de trabalho

A presença de trabalhadores brasileiros com 40 anos ou mais traz pontos muito relevantes para o mercado de trabalho. Entre eles, a experiência, a adaptação, a rede de contatos e a assertividade. Além disso, por atuar em diversas outras empresas, profissionais maduros tendem a ter boa capacidade de lidar com crises.

Porém, é necessário destacar que o preconceito etário ainda é um grande impeditivo para que profissionais mais velhos se destaquem ou ganhem espaço. Por esse motivo, junto com o aumento dos trabalhadores brasileiros com 40 anos ou mais, programas de inclusão precisam existir para colaborar com esse atual cenário de mudança.


Já imaginou receber conteúdos sobre saúde, trabalho, finanças e muito mais diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no nosso grupo do WhatsApp.


Leia também:

Idade média do trabalhador brasileiro está chegando aos 40 anos; entenda

Etarismo e mercado de trabalho: preconceito etário prejudica a inserção dos 50+

40 anos ou mais e em busca de emprego? Veja 4 dicas para se reinserir no mercado de trabalho

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: