De um lado, é possível ver que o envelhecimento populacional cresce de forma acelerada. De outro, o número de jovens no país despenca a menos da metade da população em apenas uma década. O Brasil enfrenta, assim, uma enorme mudança na estrutura etária, impactando diretamente o “bônus demográfico”.

Bônus demográfico é como a janela de oportunidade é chamada entre os economistas. O conceito se refere ao período em que as pessoas com idade economicamente ativa estão em maior quantidade que a população inativa. Em geral, a inatividade é relacionada com pessoas idosas e crianças.

Isso significa dizer que o Brasil pode encarar um cenário de dificuldade para potencializar o crescimento econômico.

Como fica a população com a mudança na estrutura etária

A mudança na estrutura etária é um dado revelado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) Domicílios e Moradores, do IBGE. De acordo com o órgão, aconteceu um alargamento do topo da pirâmide etária e um estreitamento da base na última década.

Enquanto em 2012, 49,9% da população tinha menos de 30 anos, o quantitativo caiu para 43,3% em 2022. Por outro lado, o percentual de pessoas com 60 anos ou mais aumentou de 11,3% para 15,1%, no mesmo período.

No que diz respeito à distribuição regional, o Norte tem a maior população jovem. O Sul e Sudeste registram um maior percentual de pessoas idosas.


Gráfico em pirâmide que mostra a mudança na estrutura etária brasileira.

O que significa a perda do bônus demográfico

O bônus demográfico é quando um país pode aproveitar sua população ativa para impulsionar o crescimento econômico. No entanto, essa oportunidade está diminuindo à medida que o número de pessoas em idade ativa diminui. Isso significa que o país está caminhando para o "ônus demográfico", com uma população mais idosa e uma possível economia perdendo força.

Um dos indicadores desse não aproveitamento é o alto número de desempregados. No primeiro trimestre deste ano, mais de 9,4 milhões de pessoas estavam procurando emprego. Esse número é semelhante ao registrado no final de 2015. 

É importante ressaltar que a pesquisa foi feita com base na Pnad Contínua, ocorrida em 2021, além da revisão de projeção da população realizada em 2018, tendo como parâmetro o Censo de 2010. Os resultados da pesquisa serão atualizados com base no Censo Demográfico de 2022, fornecendo uma visão mais precisa da realidade brasileira.

Uma população idosa é uma população inativa?

De acordo com a pesquisa realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), profissionais com mais de 50 anos, em 2006, representavam 12,6% das ocupações. Em 2020, esse índice saltou para 19%. Um aumento de 51%. Ao longo de 15 anos, o aumento da atuação desse grupo teve um salto de 110,6% no Brasil. O que significa dizer que a mão de obra com mais de 50 anos ainda é ativa. 

Embora as oportunidades de emprego para pessoas com mais de 50 anos ainda sejam menores, é fundamental estar preparado para quando elas surgirem.

No atual mercado de trabalho, é comum que as empresas valorizem a experiência e as habilidades adquiridas ao longo dos anos. Portanto, é importante investir em atualização profissional e manter-se atualizado nas novas tendências e tecnologias.

Por meio do Programa ViverMais, associados do Instituto de Longevidade têm acesso a mais de 200 cursos, com temas que impactam diretamente na qualidade de vida e na saúde financeira

Torne-se um associado do Programa ViverMais e tenha esse e outros benefícios na palma de suas mãos.

Leia também:

Número de trabalhadores com mais de 50 aumenta 110,6% em 15 anos

Programa de benefícios ViverMais oferece mais de 200 cursos de requalificação

4 dicas para quem tem 40 anos ou mais e está em busca de emprego

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: