A internet parou de funcionar – e você reclama do atraso que isso acarretou no trabalho. Um funcionário faltou – e você se queixa das tarefas que teve que acumular no dia. O computador travou – e você bufa a tarde inteira para os colegas.

Problemas no trabalho e em qualquer outra esfera da vida sempre vão existir. Mas um estudo realizado pela Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, e pela Leeds School of Business, nos EUA, mostra que revivê-los no papo com os colegas prolonga os efeitos negativos do incidente e diminui o engajamento e a satisfação.

Por três dias, pesquisadores acompanharam 112 funcionários holandeses. E descobriram que reclamar sobre o ocorrido impacta negativamente não apenas o dia em que ele aconteceu, mas também o seguinte.

“Ninguém gosta de fazer parte de um ambiente negativo”

Para Alessandra Paulelli, sócia-diretora da consultoria Projeto de Carreira, manifestar a opinião é um direito. Mas, se não é possível corrigir a situação, queixar-se só vai torná-la mais difícil.

“Reclamar não gera nenhuma mudança e é uma atitude contraditória e negativa. Ela vai contaminando o ambiente, pode instigar outras pessoas e prejudicar o clima e a produtividade, além da imagem de quem reclama”, considera a especialista.

Ela explica que o ato de se queixar “não tem significado, pois não gera mudança, não cria formas de melhoria, nem gera boas perspectivas”. E completa: “Ninguém gosta de fazer parte de um ambiente negativo”.

Quem leva na esportiva e não deixa o problema ocupar espaço na vida, no entanto, tem menos impacto no engajamento e na satisfação, sinaliza a pesquisa.

“Em vez de reclamar, temos a oportunidade de analisar a situação, buscando alternativas para alcançar o mesmo objetivo de outras formas e propor para a liderança”, considera a consultora.

“A criatividade, a vontade e a capacidade que cada um tem acabam levando para outros mares, mais agradáveis”

A psicóloga Iaci Rios, diretora da IMR Coaching & Development, sugere que a pessoa se pergunte como a situação e o futuro podem ser diferentes antes de se lamentar.

“A criatividade, a vontade e a capacidade que cada um tem acabam levando para outros mares, mais agradáveis. Isto, por si só, nos afasta emocionalmente do problema”, diz.

Clique aqui e leia também: Manter diário da gratidão melhora saúde e humor

Segundo Iaci, há pessoas que só conseguem olhar para o empecilho pelo lado de dentro – “ou seja, se confundem com o problema e aí os sentimentos negativos acontecem”. Com calma e esportividade, explica ela, é possível se distanciar da situação e vê-la como “uma coisa separada de nós”.

No ambiente de trabalho, também cabe ao gestor olhar para as condições oferecidas e o clima organizacional. Caso note que um funcionário reclame, a solução é chamá-lo para um bate-papo, orienta Alessandra.

“Na conversa é importante perguntar o motivo da reclamação, questionar se ele tem sugestões, deixar clara a posição da empresa e pedir para que em outras situações, quando não concordar com algo, que o procure em vez de reclamar com o grupo”, afirma  sócia-diretora da Projeto de Carreira.

Mas, para que isso dê certo, o gestor deve “estar aberto a críticas e sugestões e dar o exemplo, não reclamando de decisões que não concorde”.

Compartilhe com seus amigos