Avanços tecnológicos; mudanças climáticas e escassez de recursos; mudanças demográficas; deslocamento do poder econômico global e urbanização acelerada. Essas são as cinco megatendências que transformarão os negócios nos próximos quinze anos apontadas pela consultoria global PwC. E tudo isso terá impacto direto na gestão de pessoas.

A começar pelo envelhecimento da população, um dos principais movimentos entre as mudanças demográficas, destaca Shana Wajntraub, diretora-executiva da consultoria de gestão e desenvolvimento de talentos Eleve Consulting. Equipes de diversas faixas etárias exigirão flexibilidade e adaptabilidade. “Valorizar e integrar essas pessoas é interessante. A sinergia entre gerações é positiva.”

Essa flexibilidade também abrange horários e locais de trabalho, sinaliza o relatório da PwC, elaborado com base em pesquisas com executivos e pesquisas de organismos internacionais como a ONU (Organização das Nações Unidas). O tradicional modelo de escritório, das 9h às 17h, está mudando. Há empresas que adotam jornadas maleáveis e permitem que o trabalhador produza de qualquer local de casa, de um café ou até de outro país.

Para a consultora, as empresas deveriam investir em programas de capacitação de lideranças para todas as idades. O gestor terá que encontrar diferentes motivadores para a equipe. E eles mudam. Há quem valorize mais a recompensa financeira, outros são mais sensíveis a elogios, existe ainda quem tenha mais resultado diante de metas agressivas. “Tem que ter essa sensibilidade de olhar os diferentes perfis, estimular um ambiente colaborativo, de aprendizado constante”, sinaliza.

Estudo será a palavra-chave e se a companhia não provê, o trabalhador deve buscar por conta própria. “Ele deve ser protagonista de sua carreira”, pontua. É assim que se pode identificar oportunidades gerada pelo deslocamento do poder econômico global, um cenário em que os mercados emergentes ganham força. Ou que se ganhará base para desenvolver tecnologias que minimizem as mudanças climáticas, possam ser soluções à escassez de recursos e supram gargalos em infraestrutura ocasionados pela urbanização acelerada.

Aproveite os diversos cursos gratuitos de requalificação profissional que o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon oferece para você.

Os avanços tecnológicos vão permear todas as megatendências citadas no relatório da PwC. “O mercado vai precisar de mais intelecto e menos força física.” E, como a tecnologia tende a aproximar, mas afastar fisicamente as pessoas, a executiva orienta a fortalecer o networking, saindo do mundo virtual para encontros presenciais constantemente.

Compartilhe com seus amigos