Quem é MEI (microempreendedor individual) já contribui para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Isso acontece através do DAS-MEI e dá direito a um salário mínimo (R$ 1.212 no valor atual). Mas você sabia que dá para aumentar o valor da aposentadoria do MEI? Vamos explicar o que deve ser feito.

Primeiramente, é importante saber que o MEI contribui com uma alíquota de 5% sobre o salário mínimo nacional e tem direito à aposentadoria por idade. Ou seja, 62 anos no caso das mulheres e 65 no caso dos homens. Mas a aposentadoria do MEI pode ser complementada através de um pagamento extra de 15% (R$ 242,40) sobre o salário mínimo. O pagamento pode ser feito através de uma Guia da Previdência Social (GPS).

Nesse caso, somando-se os percentuais, o MEI estaria contribuindo como um autônomo que presta serviço a pessoas físicas. O INSS pode pedir um comprovante da atividade autônoma em alguns casos. Pode ser usada, por exemplo, a declaração do Imposto de Renda para comprovação, além de notas de prestação de serviço.

Optando por aumentar a contribuição dessa forma, o MEI passa a ter direito à aposentadoria não apenas por idade, mas por tempo de contribuição.

aposentadoria do MEI dá direito a todos os benefícios do INSS

Crédito: Brenda Rocha - Blossom/shutterstock

Como fazer para aumentar a aposentadoria do MEI?

Para aumentar o valor da aposentadoria do MEI, basta fazer o recolhimento do valor extra usando o código 1007. Com isso, o cálculo do benefício considerará os salários de contribuição desde 1994 até atualmente. Dessa forma, a quantia recebida deve ficar maior que o piso. 

Para checar se o INSS está considerando os recolhimentos do DAS-MEI para a aposentadoria do MEI, é só acessar o site ou o aplicativo Meu INSS e clicar em extrato de contribuição. No Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) também ficam registradas as informações.

Vale saber que a aposentadoria do MEI dá direito a todos os benefícios que um trabalhador registrado pela CLT tem. Ou seja, auxílio-doença, auxílio-reclusão, salário-maternidade, etc.


Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro

Leia também:

Entenda o que pode levar à suspensão ou cancelamento do MEI 

Limite do faturamento do MEI será ampliado em 2022? 

Aposentadoria para autônomo: INSS ou privada? 





Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: