No último domingo começou o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com o Inep, realizador do exame, 9.475 pessoas com 60 anos ou mais irão fazer a prova em todo o Brasil. Entre eles, um idoso faz o Enem para realizar um sonho antigo. Seu nome é Luiz Antônio Bandeira.

Luiz tem 60 anos e já havia ingressado no curso de engenharia mecânica, em 1984 na UFPB, no campus que existia em Campina Grande. Porém, precisou abandonar a faculdade por problemas familiares.

O idoso fez uma tentativa de retomar o curso imediatamente e aproveitar as disciplinas que já havia cursado. No entanto, se deparou com obstáculos burocráticos do MEC e, infelizmente, não obteve sucesso. Posteriormente, foi aprovado no curso de pedagogia em uma universidade particular na capital, concluindo sua formação em 1999. Além disso, teve a oportunidade de atuar como professor.

Ao decidir fazer o Enem, ele busca realizar um sonho antigo. “A gente fica naquela expectativa, naquela ansiedade. Eu sempre gostei do curso de engenharia mecânica, isso aí é um sonho. Mas tudo é possível”, comenta.

Após a prova, Luiz está sentado no banco olhando suas respostas. Imagem para ilustrar a matéria sobre Idoso faz o Enem. Crédito: Reprodução/TV Cabo Branco

Idoso faz o Enem para acerto de contas com o passado

Após ingressar na faculdade, em sua juventude, Luiz precisou se afastar das aulas para cuidar do pai. Devido ao número significativo de faltas, acabou sendo reprovado e, após algum tempo, sua matrícula foi encerrada.

“Meu pai adoeceu, e eu comecei a faltar as cadeiras. Fui reprovado por falta em tudinho, e no final tem um tempo pra pessoa cumprir, e eles cancelaram minha matrícula”, conta o pedagogo.

Após 30 anos, ele é um dos candidatos do Enem 2023. Entre o grupo de pessoas com 60 anos ou mais a realizar a prova, o idoso faz o Enem e acredita que essa experiência seja a chance de realizar o seu sonho. Para ele, tudo é possível.


Gostou da matéria? Então entre no nosso grupo de WhatsApp e receba outros conteúdos sobre saúde, trabalho, finanças e muito mais!


Leia também:

Educação é um fator importante para reduzir o risco de déficit cognitivo, aponta pesquisa

Envelhecer não é igual para todos: a importância de celebrar esse processo

Programa de benefícios ViverMais oferece mais de 200 cursos de requalificação

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: