A prova de vida digital para aposentados e pensionistas do INSS vai ser ampliada. O Governo Federal anunciou nesta terça-feira (23) que o projeto piloto que permite fazer o procedimento por meio de aplicativo de celular vai ser liberado para mais usuários. Ao todo, mais 5,3 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social vão ser integrados na modalidade.

O projeto foi lançado em agosto de 2020, como forma de realizar o procedimento essencial sem colocar em risco a saúde dos beneficiários em tempos de pandemia. Inicialmente, a prova de vida digital foi realizada apenas com um grupo de 550 mil pessoas de todo o Brasil. O número correspondia a apenas 1,5% dos 36 milhões dos aposentados e pensionistas do INSS.

Prova de vida digital é ampliada para aposentados e pensionistas do INSS | Foto: Annashou/Shutterstock

Prova de vida digital é ampliada para aposentados e pensionistas do INSS | Foto: Annashou/Shutterstock

A prova de vida digital é feita com o reconhecimento facial. Os dados são colhidos com a câmera do celular e comparados com as bases de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por isso, apenas quem já tem título de eleitor ou CNH digital pode realizar o procedimento no formato digital.

Os beneficiários que poderão realizar a prova de vida digital vão receber uma notificação do INSS. A mensagem será enviada via SMS ou e-mail.

Para realizar a prova de vida digital o beneficiário deve acessar o aplicativo MeuGov.br. A ferramenta pode ser baixada em celular com sistema operacional iOS ou Android. Clique aqui para confira o passo a passo ou veja o vídeo abaixo.


Prova de vida digital

A cada 12 meses, os segurados têm que realizar o procedimento para comprovar que estão vivos. Para isso, eles precisam comparecer à agência bancária onde recebem o benefício. Pessoas com dificuldade de locomoção ou com idade superior a 80 anos podem solicitar que a prova seja realizada em seus domicílios, por meio da visita de um técnico do INSS.

A automação do serviço faz parte de uma série de medidas adotadas pela direção do órgão para agilizar a concessão do benefício. De acordo com o INSS, o próximo passo será ampliar os canais de regularização disponíveis. A ideia é que os segurados e requisitantes consigam sanar as pendências geradas pelo sistema.

A prova de vida anual está suspensa desde março de 2020 em razão da pandemia da Covid-19. Desde então a suspensão da obrigatoriedade vem sendo prorrogada. Entretanto, segundo o Governo Federal, o INSS tem a expectativa de retomar a prova de vida obrigatória em maio.

Veja também:

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: