A prova de vida do INSS mudou e é preciso estar atento às novas regras para não cair em golpes. Sendo uma das obrigatoriedades de aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS, a prova presencial passou a não ser mais necessária.

Em nota, divulgada no dia 02 de fevereiro, o presidente do INSS disse que “A partir de hoje, o cidadão não precisa mais se preocupar com a prova de vida. O procedimento será de responsabilidade do INSS.”

As novas regras definem que a realização da prova de vida do INSS será feita com base nos dados dos órgãos parceiros. Ou seja, com uso de tecnologia, assim como já é feito através da comprovação digital.

Com as mudanças da prova de vida, é preciso estar atento    

Durante a pandemia, muitos golpes envolvendo a prova de vida do INSS aconteceram. Ligações e mensagens de WhatsApp foram enviadas para diversa pessoas, convocando para fazer prova de vida anual obrigatória presencialmente.

Esse tipo de ligação, no entanto, segundo o INSS, é um golpe.

Segundo a instituição, em entrevista ao Jornal Extra, "O INSS não entra em contato por meio de mensagens de telefone ou aplicativos como WhatsApp, ligação ou e-mails para oferecer serviços de empréstimo consignado, nem envia motoboys para a casa dos beneficiários. Não devem ser passados, em nenhuma hipótese, dados como senhas e dados bancários”.

A intenção dos golpistas é usar os dados dos aposentados para realizar empréstimos. Esteja atento caso receba SMS de empresas ou mensagens de WhatsApp convocando para prova de vida presencialmente ou indicando links suspeitos para realizá-la.

Um sonhor mexendo no celular, atendento uma ligação suspeita. Imagem para ilustrar a matéria sobe a prova de vida do INSS.

Crédito: Thx4Stock/shutterstock

Como evitar golpes da prova de vida do INSS

Evitar o compartilhamento de informações e documentos pessoais é um dos primeiros passos para não cair em golpes. Mas é preciso estar atento a outras coisas.

  • Ao receber mensagens de WhatsApp ou SMS, observe o remetente das mensagens. Caso você não tenha nenhum envolvimento com a empresa ou pessoa, bloqueie o número;
  • Nunca clique em links de e-mails ou mensagens de WhatsApp de remetentes que você não conhece;
  • Nunca informe seus dados pessoais e bancários em resposta a ligações, e-mails ou links desconhecidos;
  • Ao usar redes sociais, não compartilhe nada sem checar a procedência e a veracidade das informações. Caso tenha dúvidas, não compartilhe.

Tenha cuidado com as suas informações e conheça também outros tipos de golpes financeiros, frequentemente aplicados em aposentados e pensionistas. Saber como se proteger é fundamental para evitar ser lesado por empresas ou grupos fraudulentos.


A educação financeira é fundamental para garantir um bom planejamento do hoje e do futuro. Teste como anda a sua e veja como melhorar a sua qualidade de vida.

Leia também:

INSS termina com prova de vida de aposentados e pensionistas

Pensão por morte: saiba o que é e como solicitar o benefício ao INSS

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: