Outro dia, vi uma oferta on-line imperdível de um tênis de marca, mas era um modelo de geração antiga e fora de linha. Comprei-o e, após a compra, fiquei desconfiado, pois algo parecia errado.

Pesquisei o logo da loja no site e percebi que não batia com o CNPJ. Além disso, o endereço estava localizado em um bairro popular de Manaus. Decidi verificar no site Reclame Aqui e encontrei muitas reclamações sobre a empresa. Como a promessa era de entrega em até 30 dias, solicitei o cancelamento, mas enfrentei dificuldades para obter o reembolso no cartão de crédito.

Recentemente, recebi uma oferta de ferramentas que supostamente eram provenientes da falência da construtora Encol, que ocorreu há décadas. Fiquei intrigado: como uma falência antiga poderia gerar ofertas de ferramentas novas?

Também me deparei com uma oferta de itens de cama e mesa, alegando serem do encerramento de um famoso hotel em São Paulo. No entanto, questionei como um hotel em fechamento teria um estoque gigante de roupas de cama novas.

Em todos esses casos, o golpe começa com o uso de uma marca ou logotipo e um texto convincente para nos fazer acreditar na veracidade da oferta.

Há pouco tempo, uma amiga me enviou um vídeo no Instagram mostrando uma estante chinesa por meros R$ 150. Desconfiei e pesquisei em um marketplace chinês, onde o mesmo produto custava oito vezes mais. O anúncio era mais uma armadilha para pegar o dinheiro dos incautos

A lição é clara: diante de ofertas irresistíveis, desconfie sempre!  

Está muito barato? Desconfie sempre!

Dicas para checar a confiança de um produto ou serviço

Compare o preço do produto em outros marketplaces e lojas de confiança. Além disso, pesquise se o site está registrado no Brasil em: registro.br/tecnologia 

Confirme se o CNPJ da loja é legítimo na Receita Federal em: consultacnpj.redesim.gov.br

Consultar o portal Reclame Aqui em: reclameaqui.com.br

Se você quer mesmo aproveitar uma pechincha, pesquise muito para se certificar e não ser enganado.


Gostou da matéria? Então entre no nosso grupo de WhatsApp e receba outros conteúdos sobre saúde, trabalho, finanças e muito mais!


Leia também:

Golpes e fraudes: especialista revela a tática usada por criminosos

Dicas para organizar as finanças depois do 60 anos: veja 10 estratégias

Preguiça e finanças: como a falta de atitude pode prejudicar a sua relação com o dinheiro

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: