No último mês, um idoso de 76 anos foi vítima do golpe da ajuda em Senador Vasconcelos, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O crime ocorreu dentro de uma farmácia, onde três criminosos fingiram oferecer assistência em um caixa eletrônico. Na emboscada, o grupo armou para roubar R$ 10 mil da conta bancária do aposentado.

O crime foi registrado por câmeras de segurança, que flagraram os momentos em que o trio abordava a vítima. A Polícia Civil investiga o caso.

Como o golpe da ajuda funciona

Os criminosos usaram um esquema elaborado para enganar o idoso. Eles afirmaram que ele havia deixado cair um suposto documento emitido pelo caixa eletrônico. O papel, aparentemente autêntico, trazia um aviso sobre o cancelamento do cartão e solicitava uma atualização de cadastro de biometria.

Para tornar o golpe mais convincente, o texto do papel alertava sobre uma possível cobrança de R$ 89,90 caso a atualização não fosse realizada. Fingindo preocupação, os criminosos ofereceram ajuda ao idoso. Na verdade, o objetivo era obter os dados bancários da vítima.

Após o idoso digitar suas informações no terminal, os golpistas retiraram o dinheiro da conta. Eles ainda trocaram o cartão verdadeiro por outro, também de um banco, mas com o nome de outra pessoa.

Golpista que abordou idosos para aplicar o golpe da ajuda. Imagem de segurança do local. Crédito: Reprodução/TV Globo

Golpe da ajuda já preocupa autoridades

Casos como esse têm se tornado cada vez mais comuns, especialmente em situações que envolvem idosos. A abordagem nos caixas eletrônicos é planejada para explorar a confiança e a vulnerabilidade das vítimas.

Imagens do circuito interno da farmácia, que mostram a ação dos três criminosos, estão sendo analisadas pela 35ª Delegacia de Polícia (Campo Grande). Segundo as autoridades, a identificação dos envolvidos é uma prioridade.

Especialistas orientam a população, especialmente pessoas idosas, a evitar aceitar ajuda de estranhos em caixas eletrônicos. Sempre que necessário, a recomendação é buscar assistência de funcionários credenciados do banco.

O golpe da ajuda serve como alerta para que mais pessoas fiquem atentas. Reforçar a segurança pessoal e evitar expor dados bancários é fundamental para prevenir perdas financeiras.


Uma iniciativa que a colobora para a promoção da longevidade no país é o Programa ViverMais. O projeto, do Instituto de Longevidade MAG, oferece uma série de benefícios com valores acessíveis. Tenha acesso a consultas médicas online 24h, descontos em medicamentos, assistência funerária, seguro de vida, cursos de requalificação, além de orientações veterinárias e assistência residencial 24h.

O programa visa garantir proteção financeira e bem-estar, atendendo a diversas necessidades essenciais. Converse com nossos consultores, saiba mais e faça parte do Programa ViverMais!

Leia também:

Golpes e fraudes: especialista revela a tática usada por criminosos

Golpes mais aplicados em idosos: conheça os 10 mais comuns no Brasil

Golpes do PIX: fraudes crescem no país; veja como se proteger

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: