Os juros do consignado a beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) passaram por redução. O Conselho Nacional de Previdência Social decidiu diminuir o teto de 2,14% ao mês para 1,70% para empréstimos feitos para aposentados e pensionistas. Foram 12 votos a favor da diminuição e 3 votos contra a medida. 

"Como presidente do Conselho, fico orgulhoso em participar desta decisão", disse o ministro da Previdência, Carlos Lupi, no Twitter. "Baixar os juros é a bandeira do nosso governo. E, e no que depender do Ministério da Previdência, estaremos sempre prontos para ajudar!", afirmou.

juros do consignado tinham mesmo teto desde 2022

Foto: Dilok Klaisataporn/ Shutterstock

Juros do consignado tinha mesmo teto desde começo de 2022

O teto de juros do consignado estava em 2,14% ao mês para beneficiários do INSS desde o começo de 2022. O desconto é realizado diretamente na folha de pagamento ou no pagamento do benefício de aposentados e pensionistas.

É importante entender que o Conselho Nacional de Previdência Social define apenas o teto dos juros do consignado. Ou seja, o percentual máximo que pode ser cobrado quando um empréstimo é pedido. Já a taxa cobrada varia de acordo com a instituição financeira, por isso vale uma pesquisa ao contratar.

A redução das taxas de juros do consignado era algo já defendido pelo ministro Lupi. Quando tomou posse, em 3 de janeiro, ele fez críticas ao alto valor cobrado aos aposentados.

É importante pesquisar e avaliar real necessidade do empréstimo

A queda no valor dos juros do consignado é algo importante, mas é preciso lembrar da necessidade de pesquisar juros e taxas cobradas no momento do empréstimo. E também avaliar a real necessidade de se tormar dinheiro emprestado antes de comprometer parte do salário ou benefício social. 


Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro


Leia também:

Negociar dívidas para fugir do Serasa: saiba como 

70% dos endividados no Brasil são mulheres, conforme levantamento

Endividado? Especialistas ensinam como sair do vermelho


Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: