Conhecido como PIX, o sistema de pagamentos desenvolvido pelo Banco Central (BC) começa a valer a partir desta segunda-feira (16). Até o momento, 30 milhões de pessoas já se cadastraram para realizar transações bancárias pelo novo sistema, que atenderá a 734 instituições financeiras que operam no país, como bancos e corretoras.

Leia também

Por ser um serviço totalmente gratuito, instantâneo (as trocas devem ocorrer em até 10 segundos) e funcionar a qualquer hora nos sete dias da semana, a aposta do mercado é que o PIX seja um substituto de serviços como DOC e TED, mas também para efetuar compras on e offline.

Outra aposta é de que lojistas passem a adotar o PIX pela velocidade das transações, além da redução de custos, já que as taxas cobradas de pessoas jurídicas pelo uso do sistema serão menores do que as cobradas nas operações com cartões de crédito e débito.

De acordo com o BC, aproximadamente 70% das transações financeiras hoje no Brasil são realizadas com papel moeda. A expectativa é que em 10 anos esse percentual diminua para 10%.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: