O 5º e último lote de restituição do Imposto de Renda (IR) já está disponível para consulta a partir desta sexta-feira, 23 de setembro. Normalmente, a Receita Federal abre a possibilidade de checar se o nome do contribuinte está na lista uma semana antes da data de depósito. Dessa vez, o último lote de restituição será pago em 30 de setembro.

Quinto lote do Imposto de Renda 2022: como consultar

Se você ainda não recebeu a restituição e tem dinheiro a receber, acesse o site da Receita e informe seu CPF e sua data de nascimento. É só digitar os números, sem separadores nem barras. O pagamento é realizado na conta bancária informada na declaração do Imposto de Renda.

Caso exista algum problema, como uma conta que não está mais ativa, e o seu crédito não seja depositado no último lote de restituição do Imposto de Renda, o valor ficará à disposição por até um ano no Banco do Brasil. Mas, nesse caso, é necessário reagendar o crédito pelas centrais de relacionamento do Banco. 

Restituição do Imposto de Renda 2022: veja se você está no 5º e último lote

Crédito: goodluz/shutterstock

Pagamento do último lote da restituição do Imposto de Renda obedece o calendário

O pagamento do último lote do Imposto de Renda obedece o calendário da Receita Federal. O primeiro pagamento foi feito em 31 de maio e priorizou idosos, pessoas com deficiência e professores. Depois, os pagamentos foram seguindo a ordem de entrega das declarações. Quem entregou antes, recebeu antes. 

Normalmente, a Receita Federal não divulga com antecedência as datas de pagamento das restituições. É preciso checar a cada lote se seu nome está na lista. 

Existem alguns motivos que podem levar alguém que tem direito a não receber restituição. Por exemplo, se a conta declarada não existe mais ou se você preencheu dados incorretos referentes à conta. Outra razão é ter preenchido os dados com a conta de outra pessoa. Isso porque a transferência só é realizada para contas que estão no nome do próprio contribuinte.

Guia da Longevidade Financeira

Baixe gratuitamente nosso Guia e tenha em mãos tudo que precisa saber para ter uma vida financeiramente estável e longeva.

Livro


Leia também: 

Receita Federal alerta sobre novo golpe da restituição

Saiba como conseguir renda extra vendendo tudo que você não usa mais 

Isenção do imposto de renda para aposentados: confira doenças que dão direito 

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: