Atualmente, estamos passando por um período de recessão econômica no Brasil, assim como no mundo. As altas taxas de juros e a insegurança política, faz com que os investidores - nacionais e internacionais - evitem a bolsa de valores e priorizem ações em renda fixa, mantendo dessa forma uma postura mais conservadora em relação aos seus investimentos.

Esse fenômeno está se refletindo em milhares de empresas que estão interessadas em captar dinheiro no mercado, mas que por conta do cenário instável, acabam por aguardar dinheiro para um momento mais favorável. Assim, tendo maiores chances para emplacar uma melhor oferta, as corporações adotam essa tendência e consequentemente afetam as suas próprias iniciativas em alguns setores, enquanto ajudam a retroceder o  processo de inovação contínua.

Por outro lado, há uma perspectiva de melhora, principalmente porque os dados econômicos nos levam a acreditar em um controle da inflação no país. No Brasil, já existem projeções de quedas de juros para o segundo semestre de 2023. Já para os EUA, o mercado mantém esperança que o FED vai aumentar os juros por apenas mais uma vez. Com esse período final do ciclo de alta de juros, seguido de cortes futuros, a perspectiva é de que a economia volte a retomar com uma maior liquidez.

Porém, também é preciso ponderar que apesar de uma potencial melhora no panorama, as empresas ainda terão que recuperar uma boa parte da confiança do investidor e isso, ainda pode levar alguns anos para acontecer.

Obviamente, com um controle da inflação e redução das taxas de juros, existe uma grande esperança e convicção de haver alguns IPOs surgindo no Brasil. Esse sentimento passa a percepção de que quanto mais empresas na bolsa de valores, maior a liquidez do mercado e consequentemente, mais atrativo ele se torna para novos investidores.

A bolsa é uma grande fonte de financiamento, quanto mais empresas, maior o número de empregos tendem a ser gerados, melhorando a economia do país de modo geral. Esse então, pode ser considerado como um benefício para todos os investidores, tal qual para a população como um todo.

Além do mais, quanto mais ativos listados em bolsa, mais opções para diversificação de carteira, o que é sempre bem-vindo. É preciso entender que a própria natureza de captação de um IPO já leva-nos a crer que as companhias optaram por se tornarem uma empresa pública no momento mais favorável para ela, ou seja, com o mercado sobrevalorizado e os números da empresa convidativos ao mercado.


Já imaginou receber conteúdos sobre saúde, trabalho, finanças e muito mais diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no nosso grupo do WhatsApp.


Leia também:

Imposto de Renda do MEI: entenda como fazer e não cometa erros

10 dicas de como declarar Imposto de Renda em 2021

Poupar mais passou a ser um foco dos brasileiro, após a reforma da Previdência

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: